Entenda os próximos passos da investigação no caso Marielle

Marielle Franco. Foto: reprodução

A prisão dos três suspeitos relacionados ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e seu motorista Anderson Gomes, ocorrida no último domingo (24), marca um novo estágio nas investigações que se estendem por mais de seis anos.

Essas detenções representam apenas um passo na investigação em andamento. Ainda há aspectos a serem esclarecidos, como as motivações dos detidos e a identificação de outros envolvidos que ainda não foram revelados, conforme informações do G1.

A operação conjunta da Polícia Federal (PF), Procuradoria-Geral da República (PGR) e Ministério Público do Rio resultou na prisão de três suspeitos de envolvimento na execução de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

Entre os presos estão Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; Chiquinho Brazão, deputado federal (União-RJ) e vereador na época do crime; e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio e responsável por parte das investigações.

Chiquinho Brazão, por ser deputado federal, possui o chamado “foro privilegiado”, o que implica em regras especiais definidas pela Constituição para casos de crimes comuns.

Paralelamente, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) irá deliberar sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão dos suspeitos. A análise será realizada em plenário virtual, com início à meia-noite desta segunda-feira e término às 23h59 do mesmo dia.

A sessão foi convocada pelo próprio Moraes, presidente da Primeira Turma, com a participação dos ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Apesar do prazo estipulado até as 23h59, é provável que o resultado seja alcançado antes desse horário.

Quem são Rivaldo Barbosa e Domingos e Chiquinho Brazão, presos pela morte de Marielle - País - Diário do Nordeste
Domingos, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa. Foto: reprodução

Indiciamento, denúncia e julgamento

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.