Derretimento de Marçal passa por perda de apoios entre velhos, brancos e pobres, diz Datafolha

Pablo Marçal. Foto: Divulgação

O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, sofreu uma queda nas intenções de voto, conforme pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (13). Marçal, que havia registrado 22% no levantamento anterior, agora aparece com 19%. A perda de apoio é mais acentuada entre os mais velhos, brancos e de menor renda.

Marçal, que se autodenomina ex-coach, perdeu sete pontos percentuais entre os concorrentes com 60 anos ou mais, caindo de 17% para 10%. Entre os eleitores de 45 a 59 anos, a queda foi de cinco pontos, de 22% para 17%. Apesar das perdas, ambas estão dentro da margem de erro, que é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também apontou que o influenciador perdeu quatro pontos entre reuniões com renda domiciliar de até dois mínimos mínimos, passando de 17% para 13%. Entre os eleitores mais ricos, a queda foi semelhante, de 25% para 21%. A margem de erro para esses grupos varia entre cinco e seis pontos percentuais.

A estratégia de ataque do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas propagandas eleitorais parece estar surtindo efeito. Marçal perdeu seis pontos entre os eleitores que declararam ter votado em Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, caindo de 48% para 42%.

Ricardo Nunes, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

A queda foi ainda maior entre os deputados de Tarcísio de Freitas (Republicanos), com uma redução de nove pontos, de 45% para 36%. A margem de erro entre os apoiadores desses dois políticos é de cinco pontos percentuais.

Entre os eleitores brancos, Marçal perdeu quatro pontos, passando de 25% para 21%. Entre os pardos, a queda foi de três pontos, de 21% para 18%. As margens de erro para esses grupos são de quatro e cinco pontos, respectivamente.

A pesquisa também revelou que o candidato perdeu quatro pontos entre as competições com o ensino médio completo, caindo de 26% para 22%. Entre aqueles com ensino fundamental, a queda foi menor, de dois pontos percentuais, com margens de erro de sete e cinco pontos, respectivamente.

O levantamento Datafolha foi realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, com 1.204 participantes da cidade de São Paulo. A margem de erro na amostra geral é de três pontos percentuais, e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-07978/2024.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.