Concerto de Música de Câmara promovido pelo Círculo Violonístico Catarinense

A Associação Círculo Violonístico Catarinense, fundada em agosto, em Balneário Camboriú, para movimentar atividades musicais relacionadas ao violão, realiza domingo (22), um Concerto de Música de Câmara em parceria com a Orquestra de Câmara Andante, na sede da associação, no Bairro das Nações, às 18h30.

A abertura será realizada pelos alunos da oficina. O concerto será dedicado à música de câmara com violão do século XIX, contendo obras em primeira audição no Brasil.

O programa estará baseado principalmente na música de Filippo Gragnani (1768-1820) em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. 

“Será possível escutar combinações instrumentais inusitadas, como um quarteto para violino, clarinete e dois violões, um sexteto para flauta, clarinete, violino, violoncelo e dois violões, trios de violões, entre outras formações que prometem surpreender e encantar ao público”, disse Marcos Pablo Dalmacio, maestro e compositor, que fundou a associação junto com os músicos Cristo Miguel De La Cruz (violonista e luthier) e Pablo de Mello Heredia (violonista e compositor).

“A associação tem por objetivo promover eventos relacionados ao mundo do violão clássico na cidade e região, organizando concertos, palestras, exposição de instrumentos e audições onde estudantes e entusiastas do violão também possam se apresentar e compartilhar música, num ambiente descontraído e acolhedor. A atuação do Círculo Violonístico não se restringe ao violão, mas busca a integração com outros instrumentos na prática da música de câmara, gerando assim um importante e necessário intercâmbio de experiências”, disse Marcos.

A curadoria do programa foi realizada por ele, que é violonista, violinista e maestro da Orquestra Andante e faz parte da sua pesquisa de doutorado em música, que atualmente cursa na UDESC em Florianópolis.

No domingo passado (15), Marcos comandou uma oficina de violão aberta ao público, na sede da associação. Participaram estudantes e violonistas de variados níveis e a Camerata de Violões Rio Allegro, trabalhando peças com os professores.

O concerto de domingo é realizado em parceria com o projeto da Orquestra Andante aprovado pelo PIC do Estado de Santa Catarina. O ciclo 2024 da Orquestra Andante é um projeto cultural realizado pelo Círculo Argentino de Santa Catarina, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O projeto Orquestra Andante conta com o incentivo da CELESC.

A reserva de ingressos para o concerto do dia 22 pode ser realizada aqui: https://bit.ly/3XyhEyX

Serviço

  • Local: Círculo Argentino de Santa Catarina, Rua Holanda n.150
  • Horários:
    • 17h30 – abertura com audição dos alunos da oficina
    • 18h café
    • 18h30 – Concerto de Música de Câmara
      Acompanhe as atualizações no Instagram do Círculo Violonístico Catarinense: @circuloviolonisticosc
Adicionar aos favoritos o Link permanente.