Saiba por que Lula teve seu microfone cortado durante discurso na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve seu microfone cortado durante seu discurso na abertura da “Cúpula do Futuro”, em Nova York, enquanto falava sobre a falta de “ambição e ousadia” da ONU para com o Pacto Global Digital, que, apesar de ser um ponto de partida, ainda não é o suficiente para lidar com as crises estruturais que assolam o planeta. O corte ocorreu porque o mandatário extrapolou o tempo de cinco minutos estipulado para cada líder.

No entanto, Lula não se intimidou com o corte no microfone, e terminou o discurso – que foi elogiado e aplaudido pela plateia. O presidente fazia críticas às organizações internacionais e pontuava que o Sul Global “não está representado de forma condizente com seu atual peso”, quando o som foi cortado.

No discurso preparado por Lula para o evento deste domingo – como divulgado pelo Palácio do Planalto na íntegra – a fala terminaria: “[a partir do ponto que o microfone foi cortado] político, econômico e demográfico. A Carta da ONU não faz referência à promoção do desenvolvimento sustentável. Precisamos de coragem e vontade política para mudar, criando hoje o amanhã que queremos. O melhor legado que podemos deixar às gerações futuras é uma governança capaz de responder de forma efetiva aos desafios que persistem e aos que surgirão. Muito obrigado.”

Além do mandatário brasileiro, os representantes de Serra Leoa e Iêmen, que antecederam a participação de Lula, também tiveram os microfones cortados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.