Israel faz o maior bombardeio no Líbano e aconselha ‘se afastar’ do Hezbollah

Fumaça são avistadas no local de um ataque aéreo israelense, nos arredores da vila de Habbouch, no Sul do Líbano — Foto: Rabih DAHER/AFP

Israel realizou dezenas de bombardeios no sul e leste do Líbano nesta segunda-feira (23), segundo informações de jornalistas da AFP e da agência de notícias libanesa ANI. Os ataques deixaram pelo menos um civil morto, após o exército israelense aconselhar a população libanesa a se afastar das posições do grupo islamista Hezbollah.

De acordo com a ANI, aviões de guerra israelenses lançaram mais de 80 bombardeios em apenas 30 minutos na região de Nabatiyeh, no sul do Líbano. Houve também ataques na zona de Tiro, além de intensos bombardeios no vale do Becá, no leste do país.

A agência reportou que um civil foi morto e dois membros de sua família ficaram feridos, além de outras quatro pessoas que também foram atingidas. Uma fonte anônima do Hezbollah afirmou que os ataques no vale do Becá foram direcionados a alvos no leste e oeste da região.

🚨Bombardeio intenso no sul do Líbano.

[image or embed]

— Palestina Reports 🇵🇸 🇧🇷 (@colletfla.bsky.social) September 23, 2024 at 1:35 AM

Esses bombardeios ocorrem em meio a uma escalada nas tensões entre Israel e o Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã, após uma série de explosões de dispositivos de comunicação do grupo atribuídas a Israel, que resultaram em dezenas de mortos e milhares de feridos no Líbano.

Câmera de segurança flagrou momento em que pager explode e homem fica ferido em supermercado no Líbano. Foto: Reprodução

Na madrugada de segunda-feira (23), o exército israelense emitiu um alerta para que os civis libaneses se afastassem das áreas próximas a posições militares do Hezbollah, afirmando que novos bombardeios seriam “mais amplos e precisos”.

“Aconselhamos os civis das populações libanesas localizadas dentro e perto de edifícios e áreas usadas pelo Hezbollah para fins militares a partirem imediatamente”, disse o porta-voz militar Daniel Hagari. As forças israelenses “realizarão bombardeios (mais) importantes e precisos contra alvos terroristas que se tornaram amplamente enraizados em todo o Líbano”, acrescentaram os militares.

A escalada na fronteira norte do Líbano acontece após quase um ano de confrontos intensos entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Agora, Israel amplia seus esforços para estabilizar a fronteira libanesa, buscando permitir o retorno seguro dos civis deslocados pela violência.

Bombardeio israelense no sul do Líbano.

[image or embed]

— Palestina Reports 🇵🇸 🇧🇷 (@colletfla.bsky.social) September 21, 2024 at 1:07 PM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.