Bombardeios de Israel deixam 100 mortos e 400 feridos no Líbano

Colunas de fumaça decorrentes de ataques de Israel na região da fronteira no Sul do Líbano. Foto: Aziz Taher/Reuters

Israel lançou, nesta segunda-feira (23), o maior ataque aéreo contra o Líbano em quase um ano, atingindo centenas de alvos supostamente vinculados ao Hezbollah. De acordo com o Ministério da Saúde libanês, os bombardeios resultaram em pelo menos 100 mortos e 400 feridos, entre eles mulheres, crianças e profissionais de saúde.

A ofensiva intensifica a tensão entre Tel Aviv e o grupo extremista, que têm trocado agressões desde outubro do ano passado, após o início da guerra na Faixa de Gaza.

“Estamos aprofundando nossos ataques no Líbano. As ações continuarão até alcançarmos nosso objetivo de devolver os residentes do norte com segurança para suas casas”, disse o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, em um vídeo publicado por seu gabinete.

Esses bombardeios ocorrem em meio a uma escalada nas tensões entre Israel e o Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã, após uma série de explosões de dispositivos de comunicação do grupo atribuídas a Israel, que resultaram em dezenas de mortos e milhares de feridos no Líbano.

 

Bombardeio israelense no sul do Líbano.

[image or embed]

— Palestina Reports 🇵🇸 🇧🇷 (@colletfla.bsky.social) September 21, 2024 at 1:07 PM

Os confrontos têm se concentrado na fronteira entre os dois países nos últimos meses, resultando em milhares de deslocados e centenas de mortos, principalmente no lado libanês. No entanto, o conflito chegou a Beirute em julho e, novamente, na semana passada, quando bombardeios israelenses atingiram um prédio residencial nos subúrbios da capital.

O alvo seria Ibrahim Aqil, um alto membro do Hezbollah, segundo autoridades de Tel Aviv. Ao menos 45 pessoas morreram no ataque, conforme informou o Ministério da Saúde libanês.

Os ataques desta segunda-feira (23) ocorreram em diversas regiões do Líbano, incluindo o sul, o Vale do Beqaa no leste, e áreas no norte, perto da fronteira com a Síria. De acordo com o porta-voz do Exército israelense, Avichay Adraee, mais de 300 alvos do Hezbollah foram atingidos.

Além disso, o exército israelense emitiu um alerta para que os civis libaneses evitassem áreas próximas a posições do grupo, avisando que os próximos bombardeios seriam “mais amplos e precisos”.

🚨Bombardeio intenso no sul do Líbano.

[image or embed]

— Palestina Reports 🇵🇸 🇧🇷 (@colletfla.bsky.social) September 23, 2024 at 1:35 AM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.