Ibovespa salta mais de 1% com pacote chinês e quebra sequência ruim: ânimo durará?

(Reuters) – O Ibovespa subia mais de 1% nesta terça-feira, ancorado pela alta nos papéis da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4), em meio ao avanço do preço de commodities como minério de ferro e petróleo após a China anunciar seu maior pacote de estímulo econômico desde a pandemia.

Por volta das 11h, o Ibovespa subia 1,57%, a 132.618,94 pontos, um pouco abaixo da máxima intradia até agora de 133.072,68 pontos e interrompendo uma sequência de cinco quedas. O volume financeiro somava R$ 5,85 bilhões.

Para o head de research Régis Chinchila, da Terra Investimentos, o anúncio do pacote de estímulos chinês “animou os mercados”, com o cenário global e as expectativas sobre as commodities favorecendo a recuperação do Ibovespa.

“O sentimento geral é de que os estímulos da China podem continuar a impulsionar o desempenho do índice nos próximos dias”, afirmou o analista em comentários.

O especialista em mercado Felipe Sant’ Anna, da mesa proprietária Star Desk, também ressaltou o peso da decisão chinesa sobre os papéis ligados a commodities no Ibovespa.

O viés positivo na bolsa paulista ocorre após uma sequência de quedas, em meio a receios sobre o cenário fiscal no Brasil e um tom mais duro do Comitê de Política Monetária (Copom) após a elevação da taxa Selic.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira em evento promovido pelo Banco J. Safra que a dinâmica da inflação ainda preocupa o BC, ressaltando que a seca no país gera receios em relação aos preços dos alimentos.

DESTAQUES

  • VALE ON (VALE3) subia 4,83%, em linha com o avanço dos futuros do minério de ferro na China, que registraram o maior ganho intradiário em mais de um ano, com uma melhora do sentimento de mercado em função do pacote de novos estímulos monetários da China e do reabastecimento de estoques antes de feriados chineses. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com alta de 4,64%.
  • PETROBRAS PN (PETR4) avançava 1,17%, favorecida pela forte alta dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent LCOc1 era negociado com elevação de 1,89%. Na véspera, o diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos da estatal, William França, afirmou que a petrolífera poderá investir até 3,5 bilhões de reais para concluir as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas (MS).
  • ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) subia 1,06%, também entre os principais suportes de alta para o Ibovespa, enquanto BRADESCO PN (BBDC4) avançava 0,7% e BTG PACTUAL UNIT (BPAC11) valorizava-se 0,3%.
  • SANTOS BRASIL ON (STBP3) recuava 0,32%, um dos poucos papéis na ponta negativa do índice, em movimento de realização de lucros após salto de mais de 16% na véspera, na esteira do anúncio de acordo de compra pela gigante francesa do transporte marítimo CMA CGM.
  • JBS ON (JBSS3) subia 1,85%. De pano de fundo, a maior processadora de carne do mundo anunciou na noite de segunda-feira uma recompra de até 113,4 milhões de ações, em um período de 18 meses. No setor, BRF ON (BRFS3) caía 0,28%.

The post Ibovespa salta mais de 1% com pacote chinês e quebra sequência ruim: ânimo durará? appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.