Lula: salve o Rio. Por Kakay

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). (Foto: Ricardo Stuckert)

Libertar o Rio de Janeiro da milícia e do crime organizado tem que ser um programa de todos os democratas brasileiros. Do homem que trabalha na praia vendendo mate com limão e biscoito Globo; da mulher que se encarrega de sustentar a família; do menino que cuida do carro do bacana; da família que vai junta ao futebol; daquele que se perde à toa na praia, como se fosse mineiro; do que nunca vai ao Rio dos turistas, pois mora longe e trabalha como se fosse o último dia para sobreviver; do que vive na favela, com a vista mais linda do mundo, e sabe que o babaca bolsonarista do Leblon, que tem uma vista menos bonita, reclama porque eles não pagam IPTU como o dono da cobertura. De todos, enfim.

Talvez a gente tenha sorte agora. O desvendar do caso Marielle colocou o foco na milícia carioca. Depois de 6 anos, sua morte cruel e brutal pode nos dar uma luz que, certamente, ela gostaria de dar. O Rio não tem dado certo nos últimos anos. Dos últimos governadores, 5 foram presos e 1 foi afastado do cargo! É inacreditável. Surreal. Dos últimos chefes de polícia, 4 foram presos! É o Estado dominado pela milícia e pela criminalidade. A falência das instituições. A força do crime organizado coordenando as estruturas do poder. Exercendo o poder.

O Presidente Lula foi o melhor “governador” do Rio quando investiu e apostou forte na administração do Sérgio Cabral. Não funcionou por motivos que não passaram pelo Presidente. Agora, ele tem, de novo, a chance de ajudar o Rio. Na eleição para prefeito, a sua força e o seu prestígio devem colaborar para vencer a milícia bolsonarista.  Eduardo Paes merece ser reconduzido. Ele encarna bem o prefeito do Rio. Mas nós, cariocas, merecemos um vice que conhece como ninguém o estado de coisas a ser desvendado e enfrentado. Alguém que entende as entranhas estranhas do Rio. Que se expôs pela cidade e pela Democracia. Que pôs sua vida em risco. Que não se abaixou na hora do tapa. E digo “nós cariocas” por ser Cidadão Honorário e me sentir um mineiro que desaguou no mar.

O ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

É uma oportunidade que deve ser aproveitada. Se Bolsonaro tivesse sido reeleito, o Rio iria afundar de vez. A milícia iria assumir até os pontos turísticos. Lula salvou o país do caos e conseguiu tirar as garras do fascismo das costas do brasileiro. Ainda que eles, os fascistas, estejam vivos. Mas a Democracia venceu. Agora, é salvar o Rio. Essa cidade-estado que já foi nosso orgulho e que hoje nos enche de tristeza e medo. Ninguém conhece mais o Brasil do que o Presidente Lula. Ele sabe o que fazer. Vamos salvar o Rio!

Remeto-me a Pessoa, na pessoa de Álvaro de Campos, no excepcional Poema Em Linha Reta: “Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado. Para fora da possibilidade do soco”.

Originalmente publicado no portal IG

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.