Avião da FAB que fará repatriação de 220 brasileiros no Líbano decola do RJ

Aeronave KC-30, que ajudará na repatriação de brasileiros no Líbano; avião já decolou do RJ. Foto: FAB/Divulgação

O avião destinado a repatriar brasileiros no Líbano decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), rumo a Beirute, capital libanesa, à 0h47 desta quarta-feira (2).

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-30, fará uma escala em Lisboa, Portugal, onde ficará de prontidão até receber autorização para seguir viagem até Beirute. A primeira etapa do trajeto está prevista para durar 9 horas e 20 minutos, conforme informações do G1.

Ainda não há um prazo exato para a chegada a Beirute, pois a viagem depende de questões diplomáticas internacionais e de segurança, devido aos ataques aéreos na região. Estima-se que, neste primeiro voo, 220 brasileiros sejam retirados do território libanês, que tem sido afetado pelo conflito entre Israel e o Hezbollah.

De acordo com uma fonte do Itamaraty, cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil. A maioria dos interessados é proveniente do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. Representantes locais forneceram essa estimativa no final da manhã de terça-feira (1º), horário de Brasília. Mais cedo, o número inicial de candidatos à repatriação era de mil.

Os números iniciais da operação de resgate de brasileiros no Líbano preveem que mais de dez voos deverão ser feitos para trazer todos os que querem voltar com segurança ao país.

Ataque aéreo de Israel em Beirute, no Líbano
Destroços após Ataque aéreo de Israel em Beirute, no Líbano; cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Foto: AFP

A prioridade no voo será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas que necessitam de assistência médica. O Itamaraty está orientando, inicialmente, que aqueles com capacidade financeira tentem embarcar em voos comerciais. Aqueles que não tiverem essa possibilidade serão incluídos na lista de repatriados pelo governo brasileiro.

A decisão de realizar a missão oficial foi tomada após uma conversa entre o presidente Lula e o chanceler Mauro Vieira, que estavam no México para a posse da nova presidente Claudia Sheinbaum. A embaixada brasileira em Beirute tem feito consultas desde a terça-feira da semana anterior, e a demanda por repatriação tem aumentado progressivamente.

Enquanto isso, listas estão sendo elaboradas com as pessoas que deverão deixar o país com a ajuda do governo. Conforme informações do Itamaraty, os números tendem a variar, já que algumas famílias desistem, outras conseguem sair por conta própria, e novas famílias podem ser incluídas devido ao agravamento dos riscos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.