Ciro chama senadora de “assessora de assuntos de cama” e PT reage: “Repugnante”

Ciro Gomes. (Foto: Reprodução)

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), causou polêmica ao referir-se à senadora Janaína Farias como “assessora de assuntos de cama”. Essa declaração desencadeou uma troca de críticas entre o PDT e o PT, com ambos emitindo notas oficiais sobre o ocorrido.

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disse Ciro na quinta-feira (4), durante entrevista à rede “A Notícia do Ceará”.

Na versão disponibilizada no YouTube do veículo de comunicação, no momento da publicação desta nota, o trecho acima descrito já não está disponível.

Após isso, o presidente estadual do PT, Antônio Alves Filho, classificou as falas de Ciro como machistas e repugnantes em uma nota oficial.

“Repugnantes e inaceitáveis os ataques proferidos pelo senhor Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias (PT), em entrevista a um veículo de comunicação cearense. Isso demonstra claramente a dificuldade do senhor Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres. Isso têm se tornado marca do senhor Ciro e uma das causas da sua crescente rejeição no eleitorado”, disse trecho da nota.

PDT sai em defesa de Ciro

A resposta do PDT não tardou, e o partido defendeu Ciro, destacando seu histórico de governança no Ceará com um grande número de mulheres em cargos importantes. Além disso, o PDT alfinetou o PT em relação às eleições municipais em Fortaleza.

“O grupo petista também silencia sobre a violência e o massacre que sua direção e as principais lideranças do partido impõem à ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins no processo interno de escolha do nome do partido para a disputa eleitoral em Fortaleza”, disse.

Disputas aumentam

Enquanto isso, a disputa dentro do PT para as eleições municipais em Fortaleza esquenta, com cinco petistas se colocando como candidatos para enfrentar o pedetista José Sarto. A rivalidade mais acirrada ocorre entre Luizianne Lins e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, que era do PDT até dezembro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.