Dois homens são presos na 34ª Schützenfest por uso de símbolo nazista 

Dois homens foram presos em flagrante ao usarem símbolos nazistas durante a Schützenfest, tradicional festa de tiro esportivo em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos têm mais de 50 anos,  moradores da cidade e portavam broches com a suástica nazista fixados em chapéus típicos. A prisão ocorreu no sábado, 9, após frequentadores do evento relatarem sua indignação aos agentes presentes.

Os homens alegaram desconhecimento sobre o símbolo ou qualquer intenção de apologia ao nazismo.

Segundo relatos, a abordagem policial foi rápida. Localizados após denúncias, os homens foram detidos e conduzidos à Central Regional de Plantão Policial (CRPP) da cidade, onde prestaram depoimento.

Um dos detidos afirmou não conhecer o significado da suástica. Mesmo assim, a Polícia Civil autuou os suspeitos em flagrante com base no artigo 20, parágrafo 1º, da Lei nº 7.716/89, que criminaliza atos de discriminação e preconceito, incluindo a exibição de símbolos nazistas, com pena de um a três anos de prisão.

O delegado Leandro Lopes, responsável pelo caso, destacou que os próprios participantes da Schützenfest ficaram “desconfortáveis com a situação”, enfatizando que o evento é uma celebração tradicional e familiar.

“Não vamos permitir que atitudes assim comprometam a festa e a cidade”, afirmou o delegado.

Em nota, a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da Schützenfest repudiaram o episódio e reafirmaram o compromisso de promover um ambiente de respeito e integração.

A nota reforçou que a Schützenfest “é uma festa familiar, que preza pela harmonia e respeito”, e agradeceu à Polícia Militar e Civil pela rápida ação para manter a ordem no evento.

Leia também:

  • Corpo de menino de 9 anos desaparecido em Rio dos Cedros é encontrado

Confira a nota da prefeitura sobre o ato dos presos na Schützenfest

O Município de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da Schützenfest vêm por meio desta, manifestar total repúdio ao lamentável fato ocorrido neste sábado (9), no Parque Municipal de Eventos, durante a Schützenfest, onde duas pessoas foram flagradas e devidamente detidas pelas forças de segurança, com símbolos nazistas em suas vestimentas.

Ao lamentamos tal atitude, reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência, o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades.

Parabenizamos a Policias Militar e Civil pela rápida a ação e destacamos que foi um fato isolado, que em nada representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita e agradável ao público.

Ao público da Schützenfest e ao Município de Jaraguá do Sul, afirmamos: todo e qualquer ato que promova o ódio ou o desrespeito, será coibido e levado às autoridades competentes. Somos um povo acolhedor, solidário, de pessoas trabalhadoras e que prezam pela harmonia.

O post Dois homens são presos na 34ª Schützenfest por uso de símbolo nazista  apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.