Maurício Delgado pode se candidatar a deputado em 2026

Maurício Delgado pode se candidatar a deputado federal em 2026

A Rádio Transamérica entrevistou, nesta quarta-feira (13), Maurício Delgado (Rede), na série com os vereadores eleitos em Juiz de Fora. Ele vai para o segundo mandato, após receber 5.453 votos.

Transamérica: Em quem o senhor vai votar para a Mesa Diretora da Câmara?

Maurício Delgado: Pelo que me parece, a gente tem visto algumas movimentações, que num primeiro momento o único candidato que está se postulando à frente dessa possibilidade é o vereador Zé Márcio Garotinho (PDT). Eu, como legislador e um incentivador das renovações democráticas em todos os sentidos, acho que seria muito bom e proveitoso para todos se houvesse uma outra candidatura, outro modo de gestão. Mas pelo que a gente tem visto lá, ainda não se constituiu uma outra opção. Enfim, se estiver só o Zé, a gente vai analisar com todo o grupo, todas as pessoas que participam hoje do meu mandato, se for essa a gestão que a gente esteja em comum acordo, continuar junto. 

Transamérica: Vereador, no início do ano passado, você não tinha pretensão de disputar a reeleição. Você estava mais focado numa tentativa de disputar a Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, a candidatura que saiu da família Delgado foi do seu primo Júlio e você voltou para a Câmara Municipal. Aquele projeto de ser o candidato à Prefeitura de Juiz de Fora se mantém? 

Maurício Delgado: Eu confesso para você que nós somos movidos por sonhos. Eu, pelo menos, sou movido por sonhos. Eu, quando ingressei com a minha primeira candidatura, lá em 2012, a convite de alguns amigos, naquele momento nós não tivemos isso na vitória, começou-se a passar pela cabeça várias situações relativas à cidade de Juiz de Fora. E eu tenho, sim, um sonho, um dia, quem sabe, de poder contribuir um pouco para a Juiz de Fora na parte executora, na parte que cabe mesmo o poder de modificar realmente a vida das pessoas. Isso é um sonho que todos os dias, quando eu acordo e faço a minha oração para sair diante do dia, eu tenho comigo, tenho no meu coração que eu ainda posso e devo contribuir muito para a modificação da vida das pessoas. E eu acho que a fórmula mais rápida e que eu tenha êxito é sendo executor, quem sabe, no futuro, estudar mais, aprender mais, conhecer mais da máquina, do sistema, para que, se lá na frente tiver a oportunidade de colocar o nome sobre a avaliação da população juiz-forana, com certeza, é sim, uma possibilidade. É um sonho que ainda mora aqui dentro do meu coração, dentro da minha cabeça, e tenho certeza que na cabeça de muitas pessoas que acredito que a gente tem condição de ajudar.

Transamérica: E pretensão de se candidatar em 2026 a deputado, o senhor tem? 

Maurício Delgado: Eu não tenho pretensão nenhuma. Eu sou um cara extremamente negativo com relação a isso, eu não gosto muito de ficar prevendo as coisas. Eu, quando falo que sou contrário às reeleições no mesmo cargo, ainda continuo com essa mentalidade, as pessoas podem falar “você falou que não era, e agora você decide, como é que é isso?”. É porque realmente foi uma mudança, no finalzinho da eleição, eu tive o convite do partido da Rede para ingressar no partido, eu estava sem partido, e com muita tranquilidade de não vir candidato à reeleição. E dentro dessa oferta que foi feita, pode-se haver a possibilidade e a necessidade de que eu venha candidato, ou a estadual ou a federal, para ajudar o partido. E hoje eu faço parte do partido que me deu a oportunidade de ter um assento na cadeira legislativa, então eu tenho que conversar com eles, tenho tido essas conversas. Respondendo mais diretamente a sua pergunta, estou à disposição do partido, se houver a necessidade, a gente ingressa sim, vamos para a luta, vamos trabalhar e ofertar nosso nome se assim for o pedido do partido.

Transamérica: Na semana passada, durante a audiência pública para tratar da LOA, você fez vários questionamentos à secretaria que estava trabalhando sobre o projeto que está tramitando na Câmara Municipal. Você já recebeu as respostas?

Maurício Delgado: A apresentação da LOA com relação a números é maravilhosa, a Prefeitura consegue, porque tira da conta daqui, passa para a conta dali. Hoje em dia tem esse jogo mesmo, faz parte, tendo pessoas competentes, e ela tem, e eles são competentes na hora de fazer esse tipo de apresentação. Mas a minha maior preocupação é a ponta dali, são as pessoas que vão ser impactadas com esses números, e as perguntas que a gente fez naquele dia lá, têm o prazo de 15 dias úteis para serem respondidas para nós, internamente, pelo regimento interno. Ainda não chegou, estou aguardando, e acho que a gente tem que aumentar essa discussão. A gente retorna aos trabalhos na Câmara amanhã, dia 14, nós estamos entrando na segunda-feira com mais dois pedidos de audiência pública em caráter de urgência.

Transamérica: Estas duas audiências são em torno de quê? 

Maurício Delgado: Eu acho que tem uma que é muito importante, a gente acaba de receber lá um comunicado da Secretaria de Educação que repassa para todos os diretores municipais das escolas de Juiz de Fora que elas não terão o recurso do PNE nas suas contas. Isso vai impactar diretamente no atendimento das escolas municipais de Juiz de Fora. E a outra, principal, que é muito latente, é o atendimento na área de saúde. Tem o dinheiro ou não? Está pagando antecipado ou não? Vamos trazer essas pessoas para dentro da Câmara para a gente escutar dos prestadores e da Prefeitura se está ou não sendo feito repasse da forma correta.

O post Maurício Delgado pode se candidatar a deputado em 2026 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.