Lira cobra apuração “com urgência” de explosões e suspende atividades na Câmara

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Após os registros de duas explosões na Praça dos Três Poderes, na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), suspendeu todas as atividades legislativas e administrativas na casa legislativa até as 12h (horário de Brasília) de quinta-feira (14).

O movimento ocorre após pedido feito pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), que exerce interinamente o cargo de chefe do Poder Executivo em nível local em meio à ausência do governador Ibaneis Rocha (MDB), que está na Itália.

LEIA TAMBÉM: Inquérito da PF sobre explosões em Brasília será encaminhado a Alexandre de Moraes

Ela solicitou que tanto Lira quanto Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, aguardassem uma varredura completa das forças de segurança da administração para que retomassem as atividades das casas legislativas em segurança.

Em decisão de expediente distribuída aos parlamentares e à imprensa, Lira também determinou que os setores responsáveis da Câmara dos Deputados realizem, “com a máxima urgência”, uma avaliação completa dos danos causados e implementem medidas para restabelecer a segurança e a funcionalidade das instalações da Casa.

O parlamentar solicitou, ainda, o encaminhamento do ocorrido para investigação detalhada pela Polícia Legislativa, “a fim de apurar as circunstâncias e responsabilidades envolvidas nos eventos”.

Em nota distribuída à imprensa, Lira disse que a explosão de um carro em estacionamento público próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados, onde está localizada a maior parte dos gabinetes de parlamentares, “deve ser apurada com a urgência necessária para esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias”.

“Reafirmo, veementemente, meu total repúdio a qualquer ato de violência”, concluiu.

The post Lira cobra apuração “com urgência” de explosões e suspende atividades na Câmara appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.