Como Lula foi informado sobre explosões terroristas em Brasília

O presidente Lula. Foto: Reprodução

O presidente Lula só soube das explosões na Praça dos Três Poderes desta quarta (13) por volta de 19h45. O petista estava reunido com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no Palácio da Alvorada no momento do atentado e foi informado sobre o episódio quando Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou ao local.

Segundo a coluna de Renata Agostini no jornal O Globo, o mandatário e o diretor da corporação conversavam em uma sala e seus celulares foram deixados do lado de fora. O magistrado chegou atrasado ao encontro, se desculpou pela demora e explicou à dupla o que ocorreu minutos antes.

Logo após a chegada de Zanin, Andrei buscou seu celular para procurar por informações e passou a atualizar Lula. O petista tinha um jantar agendado para a noite de quarta com ministros da Corte e Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes chegaram ao Alvorada logo depois.

Corpo na Praça dos Três Poderes
Francisco Wanderley Luiz morreu em explosão na Praça dos Três Poderes. Foto: Reprodução

A ideia do encontro era tratar sobre a conjuntura política do país, mas o atentado acabou dominando a pauta do jantar, que foi marcado por avaliações dos impactos do episódio e do avanço de investigações, como o inquérito que apura plano golpista.

A primeira-dama, Janja da Silva, não estava no Alvorada. Ela já havia deixado o local e partido para o Rio de Janeiro, onde participará, a partir desta quinta (14), da Cúpula do G20 Social, evento que traz debates sobre fome, desigualdade, sustentabilidade e governança internacional.

Lula manteve sua agenda para a semana, com compromissos no Palácio do Planalto e uma viagem ao Rio ainda nesta quinta. O planejamento para a cúpula dos chefes de Estado do G20, que ocorre entre segunda (18) e terça (19), também foi mantido.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.