Deputados do PSOL pedem arquivamento do projeto de anistia após ataque terrorista

Momento em que terrorista arremessa bombas em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Deputados federais do PSOL pediram o arquivamento de um projeto de lei que anistia os condenados pelo ataque de 8 de janeiro após o atentado terrorista desta quarta (13) na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os parlamentares enviaram um requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, o grupo de parlamentares alega que o texto em tramitação na Câmara pode ter seu parecer alterado para ampliar o escopo e alega que isso seria “incalculavelmente perigoso” por poder anistiar qualquer pessoa sem limitação temporal.

“A matéria do PL 2.858 trata, pois, de nítida e flagrante impunidade de criminosos que cometeram todo tipo de atrocidades a pretexto de estarem exercendo o direito à livre manifestação do pensamento, comprometendo a segurança, a locomoção, o trabalho e a integridade física e psicológica das cidadãs e dos cidadãos brasileiros”, diz o requerimento.

Eles ainda argumentam que o atentado de Francisco Wanderley Luiz representa uma continuidade dos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília e citam a mensagem encontrada no espelho da casa alugada por ele na Ceilândia (DF), que faz referência a Débora Rodrigues, bolsonarista presa por participar do ataque do ano passado.

Bolsonaristas durante o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para os psolistas, a frase indica que o terrorista conhecia a mulher em questão ou integrou o mesmo grupo que ela e participou do ataque de 8 de janeiro. Eles ainda argumentam que manter a tramitação do projeto poderia enviar uma mensagem de que atentados do tipo podem ser perdoados.

O documento é encabeçado por Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e conta com as assinaturas de seus correligionários Fernanda Melchionna (RS), Luiza Erundina (SP), Glauber Braga (RJ), Chico Alencar (RJ) e Tarcísio Motta (RJ).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.