‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz mulher com síndrome rara cansada de alucinações

Elaine Macgougan, uma mulher de 64 anos, sofre da Síndrome de Charles Bonnet (CBS), uma condição neurológica que causa alucinações visuais. Segundo o Daily Star, ela foi diagnosticada com a síndrome após uma progressiva perda de visão, condição com a qual ela nasceu.

A CBS faz com que pessoas com deficiência visual vejam imagens ou cenários que não existem, como pessoas, animais ou objetos, gerando alucinações.

Segundo Elaine, à medida que sua visão deteriorou, suas alucinações pioraram. Agora com apenas 15% de visão no olho direito, ela aguarda o dia em que perderá totalmente a visão, pois acredita que isso trará alívio.

Para ela, perder a visão significará não ter mais que lidar com as alucinações que a atormentam, como ver coisas que não são reais.

“Será um alívio. Posso seguir com o resto da minha vida sem a CBS atrapalhando, sem o estresse de ter que adivinhar tudo o que vejo”, disse.

Leia mais:

  • Professora assume que estudante é adotado por ter 2 pais e cria confusão em sala de aula
  • Homem decide expor crime cometido pelo pai no Facebook marcando todos os membros da família

Parceiro compartilha da mesma dor

Segundo o artigo, Alec Patterson, parceiro de Elaine, também sofre da CBS e descreve suas próprias alucinações como ver um tigre em uma rua movimentada, o que só foi explicado depois que ele foi diagnosticado com a síndrome.

A Síndrome de Charles Bonnet pode ser causada por alterações no cérebro como resposta à perda de visão. Apesar de não haver tratamento para as alucinações, existe suporte emocional e terapias para auxiliar na condição psicológica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.