Corsan se manifesta sobre a falta d’água em Bento, mas indignação continua

Foto: Reprodução

Com os dias de calor intenso que começaram em Bento Gonçalves, veio junto a falta d’água em diversos bairros da cidade. Desde a manhã da sexta-feira, 15, moradores de diversos locais reclamam que estão sem água. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) manifestou-se sobre o problema, porém, os clientes seguem reclamando da qualidade do abastecimento oferecido na Capital do Vinho atualmente.

De acordo com a Corsan, houve falta de energia elétrica na área de captação da Companhia, no Arroio Barracão, registrada na manhã dessa sexta-feira, 15. Com isso, o abastecimento de água ficou comprometido nos bairros Cohab, Salgado, Distrito Industrial, Juventude, Conceição, Tancredo Neves, Borgo, Glória, Municipal, Cidade Alta, Botafogo, Imigrante, Santa Rita, Santa Helena, Maria Goretti, Humaitá e Santo Antão. Além disso, ao retomar o bombeamento, a tubulação que direciona água bruta para tratamento na estação se rompeu, fazendo com que o abastecimento demorasse ainda mais para ser retomado. A estimativa inicial era de que a normalização ocorresse durante a madrugada do sábado, 16,, entretanto, alguns reservatórios ainda não tinham atingido os níveis ideais de armazenamento para posterior distribuição. Um caminhão-pipa foi utilizado para auxiliar no enchimento do reservatório localizado no Santo Antão. O restabelecimento voltou ao normal somente na madrugada deste domingo, 17.

Moradores estão indignados com o trabalho da Corsan

Apesar das explicações, vários moradores relatam que o descaso com o abastecimento é quase que diário em muitos bairros da cidade. Moradores do bairro Cohab, que moram na Rua Joana Guindani Tonello, por exemplo, relatam que o problema se arrasta há vários meses. Eles revelam que no condomínio onde residem a água volta com força somente durante a madrugada. Várias reclamações forma feitas e nada mudou ao longo desse ano. “No final do dia a gente não consegue tomar um banho digno porque vem um fio de água no chuveiro. Lavar roupa ou é de manhã cedo ou não se lava. Aqui no prédio onde moro tem vizinho que acorda as 4 da manhã para poder lavar roupa que é o horário que vem água forte”, relatou um dos moradores.

O mesmo acontece com moradores dos bairros Cidade Alta, Juventude, Conceição e Tancredo Neves. Eles relatam falta de abastecimento na maioria do dia e que a água só chega com força da meia-noite até as 7h. Famílias com crianças pequenas e idosos reclamam da falta de retorno da companhia por meio de seus canais de comunicação. “A gente liga e as pessoas dizem que não há problema no abastecimento. Pelo Whatsapp só temos respostas automáticas e sem solução. Se não pagarmos a conta, eles vêm ligeirinho cortar, mas garantir um abastecimento digno é quase impossível. Até quando vamos ter que aguentar esse descaso”, destacou uma indginada moradora do bairro Tancredo Neves. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.