Round 6 retorna para 2ª temporada em teste para força de marketing global da Netflix

Por Sohee Kim e Lucas Shaw
Para Hwang Dong-hyuk, o criador de Round 6, o programa mais popular da história da Netflix Inc., escrever e dirigir todos os nove episódios sombrios e surpreendentes foi tão intenso que ele perdeu sete ou oito dentes durante o processo.
“Quando estou muito cansado ou estressado, sempre tenho problemas com gengivas”, disse ele durante uma entrevista em um estúdio de gravação nos arredores de Seul.

Após o fim da primeira temporada, Hwang inicialmente não tinha planos de continuar o programa. Mas, no final das contas, o desejo da Netflix por sucessos globais recorrentes eclipsou qualquer preocupação persistente sobre danos dentários colaterais. Hwang começou a trabalhar na escrita de mais episódios.

No dia 26 de dezembro, um dia após a Netflix exibir seus primeiros jogos de futebol profissional, a segunda temporada de Round 6 chegará com muito alarde.

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“As pessoas amaram aquela primeira temporada — você viu fantasias de Halloween e pessoas querendo jogar os jogos e compartilhar a iconografia”, disse Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix, em uma entrevista recente. “As pessoas queriam mais disso. Quando amam um programa, querem vivê-lo, experimentá-lo, se conectar a ele.”

Hwang Dong-hyuk, criador de Round 6, da Netflix. Foto: Presley Ann/Getty Images

De acordo com cálculos internos da Netflix, a primeira temporada de Round 6 gerou US$ 900 milhões em valor para a empresa de streaming logo após a estreia em setembro de 2021. Com a chegada da segunda temporada, Round 6 se destaca como um dos primeiros programas de TV da Coreia do Sul a ter uma franquia global, abrangendo tudo, desde reality shows até videogames e experiências presenciais para fãs.

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A parábola anticapitalista de Hwang surgiu de sua própria desesperança. Durante a crise financeira de 2008, que devastou a indústria cinematográfica sul-coreana, o roteirista, agora com 53 anos, estava em uma situação difícil. Com apenas alguns créditos em seu nome e menos de US$ 10 restantes em sua conta bancária, ele escreveu uma história sobre um jogo de sobrevivência em que coreanos endividados e sem dinheiro competem até a morte por uma fortuna inimaginável.

Uma vez concluído, o roteiro original se mostrou confuso, violento e caro demais para qualquer comprador na Coreia do Sul. Enquanto a ideia não era vendida, Hwang encontrou trabalho dirigindo uma trilogia de filmes para estúdios locais. Até que ele encontrou um comprador.

Após a introdução de seu serviço de streaming na Coreia do Sul em 2016, a Netflix estava à procura de programação que as principais redes de transmissão e estúdios de cinema haviam negligenciado. Entra Hwang. Desde o início, dada a popularidade do cinema e da TV sul-coreana em toda a região, a equipe da Netflix em Seul acreditava que Round 6 poderia ser um sucesso em seu país natal e potencialmente alcançar novos espectadores em toda a Ásia, onde o gigante do streaming estava investindo dezenas de bilhões de dólares para expandir sua presença.

No outono de 2021, o programa — uma exploração de até onde as pessoas desesperadas irão para sobreviver em condições perturbadoras — fez sua estreia, chegando a um mundo ainda intensamente estressado pela pandemia de Covid-19. Quase da noite para o dia, a série macabra se transformou em um fenômeno global, liderando a lista da Netflix dos títulos mais assistidos em todos os continentes. Os críticos também ficaram impressionados, e Round 6 se tornou o primeiro programa em língua estrangeira indicado ao Emmy de melhor drama, enquanto ricocheteava pela cultura dos EUA. Saturday Night Live fez uma paródia, e o astro do YouTube MrBeast criou um programa de jogos inspirado em Round 6 — o vídeo resultante já foi visto mais de 660 milhões de vezes. A Netflix disse a Hwang que, se ele tivesse uma boa ideia, adoraria manter a parceria.

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A maioria dos dramas coreanos dura apenas uma temporada, mas Hwang deixou a porta aberta para estender a história com a forma como terminou o episódio final.

À medida que as discussões para uma segunda temporada aumentavam, Hwang contratou a poderosa agência de talentos Creative Artists Agency, bem como um escritório de advocacia de Hollywood que representa clientes como Scarlett Johansson e Matthew McConaughey. Nas negociações subsequentes, sua nova equipe garantiu que ele teria bastante dinheiro para lidar com quaisquer emergências dentárias futuras.

“Sentimos que fazer uma segunda temporada proporcionaria uma compensação mais adequada, condizente com o sucesso deste programa”, disse Hwang.

Em maio de 2022, ele começou a escrever, mapeando eventualmente duas temporadas adicionais. No verão de 2023, os produtores estavam de volta ao trabalho filmando novas cenas em um estúdio nos arredores de Seul.

Com a nova programação a caminho, a Netflix procurou outras maneiras de expandir a franquia. A empresa encomendou um reality show, adaptado da série e usando um cenário semelhante. Começou a desenvolver um videogame multiplayer baseado no programa. Em Nova York, a Netflix criou uma experiência comercial de “escape room” onde os fãs poderiam testar seus próprios instintos de sobrevivência. E o gigante do streaming manteve discussões com o premiado diretor David Fincher, diretor de “A Rede Social” e “Clube da Luta”, sobre a possibilidade de produzir uma adaptação em inglês.

Enquanto isso, antes do retorno do programa em dezembro, a Netflix está lançando anúncios em todos os lugares, desde a TV até outdoors e carros do metrô de Nova York, iniciando uma das maiores campanhas promocionais da história da empresa. Em um shopping nas Filipinas, a Netflix ergueu uma réplica de uma boneca gigante e assustadora que apareceu na primeira temporada. Várias grandes marcas de consumo, incluindo Crocs e Johnnie Walker, se uniram à empresa para criar uma série de produtos temáticos de Round 6.

Embora Round 6 seja um fenômeno global, ele trouxe dividendos especialmente altos na Ásia, que superou a América Latina como a terceira maior região do serviço de streaming, com 52,6 milhões de clientes, no final de setembro. Nos últimos anos, produtores na Coreia do Sul entregaram vários outros sucessos globais para a Netflix, incluindo “Uma Advogada Extraordinária” e “All of Us Are Dead”.

A terceira e última temporada de Round 6 estreará em 2025. Depois disso, Hwang disse que está pronto para tirar uma longa pausa. “Esta será minha última série”, disse ele. “Não acho que farei isso novamente. Humanamente, fisicamente, mentalmente, estou ultrapassando meu limite além do que é possível.”

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