Biden quebra protocolo ao cumprimentar Lula no G20; entenda

O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva recepcionaram o líder americano Joe Biden na manhã desta segunda (18) no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, quebrou o protocolo ao chegar na reunião da 19ª Cúpula do G20, nesta segunda (18), no Rio de Janeiro. Ao contrário de outros chefes de Estado, o líder americano não subiu pela rampa até a área do MAM (Museu de Arte Moderna), onde Lula recepcionava os convidados.

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, Biden optou por subir de elevador até o local por ter 81 anos de idade. Ele só cumprimentou o presidente brasileiro e a primeira-dama, Janja da Silva, após deixar o elevador.

A idade do mandatário americano virou polêmica nos últimos meses. Ele seria candidato à reeleição na presidência dos Estados Unidos neste ano, mas seu estado de saúde foi questionado e ele acabou desistindo da corrida e endossando Kamala Harris, vice-presidente, na disputa.

O presidente Lula durante a cúpula do G20, nesta segunda (18), no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil preside atualmente o G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo, além de União Europeia e União Africana, e o presidente recebeu líderes como Xi Jinping (China), Joe Biden (Estados Unidos), Emmanuel Macron (França), Ursula von der Leyen (União Europeia) e Javier Milei (Argentina).

Além dos países integrantes, também foram recepcionadas autoridades de países convidados, como os presidentes Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia) e Santiago Peña (Paraguai), além de representantes de organismos internacionais, como António Guterres, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

A chegada dos mandatários ocorreu por volta das 9h desta segunda e o protocolo de recepção durou cerca de duas horas. A Rússia foi representada por Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores, porque Vladimir Putin, presidente do país, decidiu não participar do evento após ordem de prisão emitida pelo TPI (Tribunal Penal Internacional).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.