Vale dos Vinhedos é um dos finalistas do Prêmio ABS-RS 2024

Foto: Reprodução

Os cenários do Vale dos Vinhedos, caracterizados por videiras espalhadas por suas encostas, concorre pelo quarto ano ao Prêmio ABS-RS na categoria Paisagem Vitícola, oferecido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers. Nas outras três oportunidades em que foi indicado, o Vale venceu em todas.

Mais uma vez, a escolha dos campeões da distinção se dará por voto popular. A votação segue aberta até o dia 20 de novembro, e pode ser acessada por meio deste link. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no dia 3 de dezembro de 2024 em solenidade marcada no SPA do Vinho Hotel, às 19h30min.

Constituída por componentes naturais associados a aspectos culturais e históricos e também por construções erigidas pela presença humana, a paisagem vitícola do Vale dos Vinhedos se tornou icônica ao representar a força imagética do pioneiro e principal destino enoturístico do país. A influência e a importância do Vale dos Vinhedos na vitivinicultura brasileira também estão reconhecidas na edição 2024 da distinção em outras categorias. Diversos estabelecimentos sediados na famosa região produtora de Bento Gonçalves concorrem em outras das nove classes da honraria.

Na categoria Vinícola Destaque, a Vinícola Foppa & Ambrosi e a Casa Valduga estão no páreo. O restaurante Valle Rustico e o SPA do Vinho Hotel concorrem em Serviço do Vinho em Restaurante. O SPA também disputa o prêmio na categoria Carta de Vinhos em Destaque, enquanto a Casa Valduga compete na seara de Melhor Experiência em Enoturismo. Além desses, os empresários do setor Adriano Miolo (Miolo Wine Group) e Lucas Foppa (Vinícola Foppa & Ambrosi) estão indicados à categoria Personalidade do Vinho.

Sobre o Vale dos Vinhedos

Primeira região brasileira a ser reconhecida como Indicação Geográfica, em 2002, o Vale dos Vinhedos concentra o maior número de vinícolas por km² da América Latina, que elaboram uma média anual entre 10 a 12 milhões de garrafas. A região foi pioneira no enoturismo no Brasil, sendo o principal destino no país para os amantes de vinhos e espumantes, recebendo aproximadamente 400 mil visitantes por ano. Além de Bento Gonçalves, a região do Vale dos Vinhedos ocupa porções de terra em Garibaldi e em Monte Belo do Sul, sediando vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas, agroindústrias, museus, entre outras atrações. O Vale também é pioneiro no reconhecimento de Denominação de Origem a seus vinhos e espumantes, um marco conquistado em 2012, mesmo ano em que foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.