Biden concede perdão presidencial ao próprio filho Hunter

O presidente dos EUA, Joe Biden, seu filho Hunter: perdão presidencial

O presidente Joe Biden indultou seu filho, Hunter Biden, depois que seu filho foi condenado em dois casos federais separados no início deste ano. O anúncio foi feito pela Casa Branca neste domingo à noite.

Biden divulgou um comunicado dizendo que assinou um perdão para seu filho. O ato ocorre depois que a família passou vários dias juntos em Nantucket para o Dia de Ação de Graças, e apenas a alguns dias da primeira de duas audiências de Hunter.

O perdão do presidente se refere à condenação de Hunter Biden no caso de posse ilegal armas em Delaware e sua confissão de culpa por evasão fiscal na Califórnia.

Biden renegou uma promessa pública que fez repetidamente antes e depois de abandonar a corrida presidencial de 2024.

“Desde o dia em que assumi o cargo, disse que não interferiria na tomada de decisões do Departamento de Justiça, e mantive minha palavra mesmo quando vi meu filho ser processado de forma seletiva e injusta”, disse o presidente. “Nenhuma pessoa razoável que olhe para os fatos dos casos de Hunter pode chegar a qualquer outra conclusão além de Hunter ter sido perseguido apenas porque é meu filho – e isso é errado.”

Em junho, Hunter Biden foi condenado no tribunal federal de Delaware por comprar uma arma em 2018 quando, disseram os promotores, ele mentiu em um formulário federal alegando que não era viciado em drogas.

O perdão significa que ele não será sentenciado por seus crimes, e elimina qualquer chance de ser enviado para a prisão, o que era uma possibilidade.

Assim que os juízes que supervisionam seus casos forem notificados, eles provavelmente cancelarão as audiências de sentença, programadas para 12 de dezembro no caso das armas e 16 de dezembro no caso dos impostos.

Hunter Biden disse que está limpo desde 2019 do uso de crack. Ele também deve multas de até US$ 1,35 milhão. Ele declarou em nota que promete dedicar a vida “a ajudar aqueles que ainda estão doentes e sofrendo”.

“Eu admiti e assumi a responsabilidade por meus erros durante os dias mais sombrios do meu vício – erros que foram explorados para humilhar publicamente e envergonhar a mim e à minha família pela política”, disse o jovem Biden.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.