Índia manda X remover posts da plataforma e Musk obedece

Empresário Elon Musk. Foto: REUTERS

A rede social X (antigo Twitter) disse na terça-feira (16) que a Comissão Eleitoral da Índia (ECI) deu ordens para remover postagens de partidos políticos e candidatos nas eleições gerais.

Em um comunicado divulgado em sua conta dedicada a assuntos governamentais, o X compartilhou os pedidos de remoção imediata de determinadas postagens por suspostamente violarem o código de conduta, principalmente de partidos que se opõem ao governo de Narendra Modi. A disputa eleitoral na Índia começou neste final de semana.

“A Comissão Eleitoral da Índia (ECI) emitiu ordens de remoção exigindo que o X atue em postagens contendo discursos políticos compartilhados por políticos eleitos, partidos políticos e candidatos a cargos públicos”, disse a plataforma.

A empresa, que é controlada pelo bilionário Elon Musk, afirmou discordar das ordens, mas que vai cumpri-las.

“Em cumprimento às ordens, nós suspendemos esses posts até o fim do período eleitoral. No entanto, nós discordamos dessas ações e afirmamos que a liberdade de expressão deve ser estendida a esses posts e ao discurso político em geral”, argumentou.

Algo parecido ocorreu no Brasil: Musk disse que o X não iria mais obedecer ordens do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a rede social enviou uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF) informando que irá acatar as determinações da Justiça brasileira.

A plataforma também pediu que a Comissão Eleitoral da Índia “publique todas as suas ordens de exclusão no futuro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.