Aparente ataque de retaliação de Israel dispara defesa antiaérea no Irã

Objetos são vistos no céu acima de Jerusalém depois que o Irã lançou drones e mísseis contra Israel, em Jerusalém 14/04/2024 REUTERS/Ronen Zvulun

Um aparente ataque de retaliação de Israel contra o Irã nesta sexta-feira (19) elevou a tensão na região do Oriente Médio, segundo agências nacionais e internacionais de notícias. A mídia estatal iraniana confirmou que baterias de defesa antiaérea foram ativadas após relatos de explosões perto de uma grande base localizada na região da cidade de Isfahan.

O canal de notícias israelense N12 informou que Israel também atingiu alvos no Iraque e na Síria. Explosões foram relatadas em ambos os países.

As forças militares israelenses não confirmaram oficialmente os ataques, mas as agências de notícias citaram autoridades dos EUA para informar que Israel realizou ataques aéreos contra o Irã e que explosões foram relatadas no céu sobre as cidades de Isfahan e Tabriz.

Uma autoridade iraniana disse ao The New York Times que o ataque pode ter sido realizado com pequenos drones, possivelmente lançados de dentro do território do Irã.

A base aérea perto de Isfahan tem abrigado a frota iraniana de F-14 Tomcats, de fabricação americana e comprados antes da Revolução Islâmica de 1979.

Também abriga locais associados ao programa nuclear do Irã, incluindo a instalação subterrânea de enriquecimento de Natanz. A TV estatal iraniana descreveu todos os locais como “totalmente seguros” e a agência nuclear da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), confirmou que não houve danos a nenhuma posição nuclear.

Após as notícias, vários voos internos foram cancelados e passageiros do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã, foram orientados a deixar o prédio.

A agência síria SANA disse – citando um comunicado militar – que Israel realizou um ataque com mísseis contra uma unidade de defesa aérea no sul do país, causando danos materiais.

The post Aparente ataque de retaliação de Israel dispara defesa antiaérea no Irã appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.