“Troco o governador pelo ChatGPT”: Tarcísio é alvo de protesto após decisão absurda

Protesto contra uso de inteligência artificial no sistema estadual de educação. Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi alvo de protestos de trabalhadores da educação nesta quinta (18) após determinar o uso do ChatGPT para elaborar aulas digitais utilizadas por professores de escolas estaduais.

Durante ato em Franca, no interior de São Paulo, onde o governador cumpriu agenda, manifestantes sugeriram substituir o bolsonarista pela ferramenta de inteligência artificial. “Troco o governador pelo ChatGPT”, diz cartaz usado por trabalhadores do setor.

O governador participou de cerimônia em Franca para anunciar uma ordem de pavimentação da rodovia Rio Negro e Solimões, trecho que terá 11,4 km asfaltados. Durante o evento, ele ainda foi alvo de protestos contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Ativista protesta contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por uso do ChatGPT para criar materiais de escolas. Foto: Reprodução

A decisão de usar o ChatGPT para elaborar as aulas foi anunciada pelo governo de SP nesta semana. O material didático era elaborado por professores especializados nessa área, chamados de curriculistas. Com o uso da ferramenta, eles serão responsáveis somente por revistar e “fazer os ajustes necessários” nos documentos.

Segundo a Secretaria de Educação, o uso da ferramenta será testado para atualizar e aprimorar aulas digitais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio. O próprio titular da pasta, Renato Feder, foi quem propôs a ideia.

No total, 3,5 milhões alunos estudam na rede estadual de educação. Eles estão divididos entre as mais de 5,3 mil instituições administradas pelo governo Tarcísio.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.