Ibovespa Futuro sobe após tombo com temor fiscal; Campos Neto e Galípolo discursam

B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney)

O Ibovespa Futuro opera com leve alta nos primeiros negócios desta quinta-feira (19) após o índice à vista registrar na véspera o pior desempenho desde novembro de 2022, devido à intensa desconfiança do mercado no compromisso fiscal do governo.

Hoje, o Banco Central volta ao foco nesta com entrevista do atual e futuro presidente e novas projeções econômicas, além de novo leilão à vista de dólares depois de nova disparada do dólar.

O Banco Central melhorou sua projeção de crescimento econômico do Brasil em 2024 a 3,5%, ante patamar de 3,2% estimado em setembro, conforme Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (19).

Às 9h11 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro subia 0,17%, aos 123.365 pontos.

No campo político nacional, Câmara dos Deputados adiou para esta quinta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição que restringe o acesso ao abono salarial. Ela foi encaminhada pelo Executivo e faz parte do pacote de ajuste fiscal.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz tomografia no Hospital Sírio-Libanês pela manhã em São Paulo, e deve viajar de volta para Brasília logo depois.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,40%, S&P500 subia 0,47% e Nasdaq Futuro tinha valorização de 0,33%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com baixa de 0,44%, cotado a R$ 6,239 na compra e R$ 6,240 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,09%, a 6.250 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico encerraram as negociações em queda, refletindo uma liquidação mais ampla após o Federal Reserve dos EUA realizar sua terceira redução consecutiva nas taxas de juros e indicar menos cortes no futuro.

Já o Banco do Japão manteve as taxas de juros, como previsto, incentivando a venda do iene pelos investidores, o que levou a moeda a atingir seu menor valor em um mês frente ao dólar.

Na China, as autoridades aumentaram o suporte à moeda por meio de sua taxa de referência diária depois que a cautela do Fed sobre futuros cortes nas taxas levou o yuan offshore a uma nova mínima de um ano.

Os preços do petróleo operam em baixa, já que as expectativas de menos cortes de juros do Fed impulsionaram o dólar.

As cotações do minério de ferro na China fecharam com baixa, uma vez que as preocupações com as perspectivas de demanda no principal consumidor, a China, e as perspectivas do Federal Reserve dos EUA para cortes nas taxas de juros pesaram sobre o mercado.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro sobe após tombo com temor fiscal; Campos Neto e Galípolo discursam appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.