Por Moisés Mendes, em seu blog
Alguém alertou Cate Blanchett, antes do encontro da atriz com Eduardo Leite em Porto Alegre, de que ela iria conversar com o governador que, no primeiro ano no Palácio Piratini, determinou que sua base na Assembleia Legislativa sabotasse toda a legislação de proteção ambiental do Estado?
Teriam cometido com Cate Blanchett, uma celebridade mundial preocupada com as tragédias climáticas, a grosseria de não avisá-la de que conversaria com um sujeito que se nega a admitir que errou ao revogar leis ambientais para favorecer o agro e os destruidores de biomas e florestas?
Será que Cate Blanchett, que veio ver o drama dos flagelados, foi embora acreditando ter se encontrado com um governador preocupado com as questões ambientais?
Ninguém disse a ela que esse encontro seria o mesmo que um defensor da democracia procurar Bolsonaro para falar de liberdades no Brasil?
O que Leite pode ter dito a Cate Blanchett sobre sua atuação desastrosa em meio às tentativas de contenção dos danos da tragédia das cheias no Rio Grande do Sul?
Leite contou que se negou a conversar com um grupo de cientistas que estudaram soluções para o Estado, a partir de iniciativa coordenada pela professora e pesquisadora Márcia Barbosa, que mais tarde seria eleita reitora da UFRGS?
O que Cate Blanchett pode ter aproveitado de um encontro com o cara que representa tudo o que existe de mais retrógrado no Estado e que sempre atuou politicamente com o suporte da extrema direita?
Como é que Cate Blanchett, que é embaixadora da ONU e viaja pelo mundo para ver a situação de refugiados, pode ter se encontrado com Eduardo Leite?
Qual é o sentido desse encontro? Alguém envolvido com a luta contra o negacionismo deve se encontrar com a maior autoridade do Estado, mesmo que essa autoridade seja cúmplice ativa dos negacionistas? Não tem sentido.
E a dúvida que fica é essa: também teriam levado Cate Blanchett a um encontro com Sebastião Melo, para que o prefeito contasse como destruiu o sistema de defesa da cidade?
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line