Acidentes em linha férrea aumentam 23% em Juiz de Fora; confira dicas de segurança

Ferrovia MRS 2 3 1

Ferrovia MRS 2 3 1
Movimentação aumenta com fim de ano, e atenção precisa ser redobrada (Foto: Diogo Kling)

Entre janeiro e dezembro de 2024, Juiz de Fora registrou 16 acidentes em sua malha ferroviária, de acordo com dados divulgados pela MRS, concessionária responsável pela operação da linha que atravessa a cidade. Esse número representa  aumento de 23% em relação a 2023, quando foram registrados 13 acidentes no mesmo período.

Esse dado coloca Juiz de Fora como a cidade de Minas Gerais com o maior número de acidentes ferroviários nos últimos anos. Entre as 25 cidades mineiras atravessadas pelas linhas da MRS, Juiz de Fora lidera o ranking de ocorrências. Em segundo lugar está Carandaí, no Campo das Vertentes, com cinco acidentes registrados em 2024. Cidades de maior porte, como Belo Horizonte e Contagem, tiveram números bem abaixo, com dois e três acidentes, respectivamente, no mesmo período.

De acordo com Diogo Kling, assessor da MRS Logística, parte desse número pode ser atribuída ao fato de Juiz de Fora ser uma das cidades com maior extensão de trilhos da empresa. No total, o município possui 40 quilômetros de linha férrea, sendo que seis desses quilômetros cortam a região central da cidade.

Para evitar que o número de acidentes continue a aumentar, a MRS reuniu uma série de orientações de segurança neste fim de ano. De acordo com Kling, o trem mais comum da MRS que passa por Juiz de Fora leva menos de dois minutos para atravessar uma passagem em nível. “É melhor perder dois minutos da sua vida do que perder a vida em dois minutos”, alerta. Ele explica que, ao contrário de um carro, o trem não freia imediatamente. Devido ao peso da composição, pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento do freio de emergência.

Com o aumento do tráfego nas ruas durante o fim de ano, o assessor reforça a importância de redobrar os cuidados ao atravessar a linha férrea. 

Confira 8 dicas de segurança para evitar acidentes na linha férrea

  1. Respeite as placas de sinalização: Nas passagens em nível, sempre siga as orientações das placas, que indicam os pontos mais seguros para cruzar a ferrovia.
  2. Pare, olhe e escute: Antes de atravessar os trilhos, pare completamente, olhe para ambos os lados e escute atentamente para garantir que nenhum trem esteja se aproximando.
  3. Utilize apenas as passagens oficiais: Nunca atravesse a ferrovia fora das passagens em nível. Não use os trilhos como caminho alternativo.
  4. Mantenha distância: Fique sempre a pelo menos três passos largos de distância dos trilhos, garantindo uma área segura em caso de imprevistos.
  5. Afaste-se ao ver um trem: Quando um trem estiver se aproximando, afaste-se ainda mais da linha férrea e fique em local seguro.
  6. Evite brincadeiras nas proximidades: Crianças nunca devem brincar nas áreas próximas aos trilhos. Elas devem ser orientadas sobre os perigos da ferrovia.
  7. Desconecte-se dos dispositivos: Nunca atravesse a linha falando ao celular, checando mensagens ou utilizando fones de ouvido. A atenção plena é essencial para a sua segurança.
  8. Cuidado ao consumir bebidas alcoólicas: Se ingerir bebidas alcoólicas, evite transitar nas áreas da ferrovia. O álcool pode prejudicar seus reflexos e julgamento.

O post Acidentes em linha férrea aumentam 23% em Juiz de Fora; confira dicas de segurança apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.