Esgoto clandestino no mar pode ser causa de virose no litoral de SP, diz prefeitura

Esgoto desemboca na praia da Enseada, no Guarujá, na Baixada Santista – Foto: Allison Sales

A Prefeitura de Guarujá, litoral paulista, apontou que o despejo de esgoto clandestino no mar pode estar relacionado ao surto de virose que atinge a Baixada Santista. Desde dezembro, os casos aumentaram significativamente, especialmente nas cidades que recebem maior fluxo de turistas durante o verão.

A administração municipal notificou a Sabesp sobre a possibilidade de vazamentos e ligações irregulares de esgoto na região da Praia da Enseada. Amostras da água foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise. “Estamos aguardando os resultados para confirmar a causa dos casos de gastroenterocolite aguda”, informou a prefeitura em nota.

As viroses, que têm como principais sintomas náuseas, vômitos, febre e diarreia, foram relatadas em alta frequência nas unidades de saúde. Entre dezembro e janeiro, Guarujá registrou mais de 2 mil atendimentos. Outros municípios da Baixada Santista, como Santos e Bertioga, também enfrentam aumento na demanda por cuidados médicos.

A Sabesp declarou que está verificando as solicitações feitas pela prefeitura e monitorando o sistema de esgotamento sanitário. A empresa acrescentou que fortes chuvas podem sobrecarregar o sistema devido à entrada irregular de água da chuva. “O sistema não foi projetado para essa finalidade”, afirmou a companhia.

Vazamento de esgoto na Praia da Enseada, em Guarujá (SP) – Foto: Reprodução

Segundo especialistas, o consumo de água contaminada ou alimentos lavados com essa água é a forma mais provável de transmissão. O infectologista Leandro Curi destacou: “Os vírus podem estar presentes na água do mar, de rios ou mesmo na utilizada para higienização.” Ele recomendou medidas preventivas, como consumir apenas água filtrada e evitar alimentos mal cozidos.

Apesar do surto, o litoral paulista segue atraindo turistas. No início do ano, mais de 120 mil veículos desceram a serra em direção às praias. Autoridades reforçam a importância de consultar a balneabilidade das praias, monitorada pela Cetesb, antes de entrar no mar, para garantir a segurança dos banhistas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.