Beleza com propósito: 6 marcas que transformam a indústria de cosméticos

Quando os consumidores fazem escolhas conscientes e optam por marcas e produtos que utilizam ingredientes naturais e adotam boas práticas para redução de impacto ambiental, conquistam benefícios além da saúde da pele, e contribuem diretamente para a preservação do planeta. Um desses indicadores é utilizar marcas que investem na cadeia de reciclagem. Com quase 600 clientes no segmento de beleza, a eureciclo, empresa pioneira em estruturar a cadeia de reciclagem no Brasil, compensou cerca de 36 mil toneladas de resíduos, gerados por embalagens de cosméticos, produtos de higiene e beleza, em 2024.

De acordo com o levantamento “Green Cosmetics Market Size: Global Forecasts to 2029” (Tamanho do Mercado de Cosméticos Verdes: Previsões Globais até 2029), divulgado recentemente pela Globe Newswire, prevê-se um crescimento no mercado global de cosméticos verdes de 5,1% entre até 2029. Diversos fatores estão impulsionando esse crescimento, incluindo mudanças nas preferências do consumidor em direção a produtos naturais e orgânicos, preocupações com o impacto ambiental e uma crescente conscientização sobre os efeitos nocivos de certos ingredientes presentes em alguns cosméticos.

Na opinião de Camila Bós Vidal, head de marketing da eureciclo, “é importante identificarmos as motivações e os propósitos atrelados a determinadas escolhas do consumidor para entendermos e acompanharmos as curvas de tendências e nos adequarmos à realidade, onde atualmente a sustentabilidade é um alicerce central da economia verde e ponto de atenção aos consumidores. Quando mudamos a nossa relação com o que se chama de lixo, moldamos a nós mesmos e conseguimos transformar consumo em escolha, conforto em consciência, indiferença em cuidado e o que a sociedade chama de lixo, em resíduo, que gera renda para milhares de pessoas”.

O mercado global de cosméticos verdes continuará a ser expandido, atingindo novos patamares até o ano de 2029. Este crescimento é impulsionado não apenas pela demanda do consumidor, mas também pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos sustentáveis por parte das empresas do setor.

Conheça algumas empresas parceiras eureciclo que investem na reciclagem e impulsionam uma produção mais consciente. Divulgação

Muitas marcas estão comprometidas com a utilização de ingredientes naturais e orgânicos, sem o uso de substâncias químicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O movimento global em direção a cosméticos mais sustentáveis é respaldado por dados da Euromonitor International, que indica que 62% dos consumidores no Brasil preferem marcas que possuem práticas sustentáveis. Esses consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à transparência das empresas e às suas políticas ambientais.

Segundo levantamento do Instituto Quantas, realizado em 2023, 52% dos entrevistados ouvidos conheciam o selo eureciclo e 77% consideram que os selos que demonstram o compromisso das marcas com o meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem são de grande importância.

6 marcas de cosméticos que investem na reciclagem

Confira algumas marcas que usam o selo eureciclo e que investem na cadeia da reciclagem e buscam gerar impacto positivo para a sociedade.

Alva Cosméticos

Alva Cosméticos é uma marca comprometida em redefinir os padrões da beleza sustentável. Seus produtos são desenvolvidos com ingredientes naturais e processos que minimizem impactos ao meio ambiente, desde a escolha de matérias-primas até o descarte de embalagens, muitas delas recicláveis ou reutilizáveis. A marca usa o selo eureciclo e investe na cadeia de reciclagem.

Mantecorp

A Mantecorp Skincare é a marca de Dermocosméticos e Medicamentos do grupo Hypera. Além de oferecer uma rotina de cuidados diários através de dermocosméticos de alta eficácia e tecnologia, a marca procura sempre trazer um impacto positivo para o meio ambiente por meio da parceria com a eureciclo..

Creamy

A parceria entre a eureciclo e a Creamy busca promover a sustentabilidade e a economia circular no mercado de cosméticos. A marca é focada em oferecer produtos de cuidados para a pele e cabelo, com ênfase em fórmulas inovadoras e eficazes. A marca se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade e ingredientes de origem natural Ambas as marcas trabalham para reduzir o impacto ambiental e promover práticas responsáveis de descarte e reciclagem no setor de cosméticos.

Bioage

Bioage, é uma marca brasileira de cosméticos especializada em cuidados para a pele, focada em tratamentos anti-idade e hidratação. A empresa destaca-se pela utilização de ativos de alta performance, como o ácido hialurônico, e por desenvolver produtos que combinam tecnologia e ingredientes naturais. Comprometida com a sustentabilidade, a Bioage investe em embalagens mais ecológicas e em práticas que minimizem o impacto ambiental por meio da parceria com a eureciclo que garante a compensação ambiental dos resíduos das embalagens pós-consumo.

Sallve

Algumas das embalagens da Sallve são produzidas com o polietileno verde, feito a partir da cana-de-açúcar, que captura CO2 durante seu crescimento. As embalagens são 100% recicláveis por meio da parceria com a eureciclo e seguem os princípios da economia circular. A marca também utiliza PET reciclável em algumas embalagens, como o Tônico Renovador e o Bálsamo Demaquilante, destacando o compromisso com a redução de impacto ambiental e a promoção da reciclagem.

Simple Organic

A Simple Organic foi a pioneira no setor a conquistar a parceria eureciclo para assegurar o destinamento correto de todas as embalagens pós-consumo. Com essa certificação, a marca adota práticas como o uso de embalagens sem dupla camada de plástico e a facilidade de desmontagem para otimizar a reciclagem. A Simple também implementa logística reversa em suas lojas e utiliza materiais biodegradáveis, como extrusado de milho, para proteger seus produtos, além de garantir a compensação de sua pegada ambiental.

À medida que o mercado de cosméticos verdes continua a evoluir, espera-se que as empresas do setor adotem práticas mais sustentáveis em todas as etapas da cadeia de produção, desde a obtenção de ingredientes até a embalagem e distribuição dos produtos.

Sobre a eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.

Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.

Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,3 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, além de distribuir mais de R$73 milhões às mais de 500 organizações de catadores e operadores parceiros, além de 800 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.

A eureciclo é membro do Pacto Global da ONU e do Movimento Conexão Circularé certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® em 2024 e 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.

O conteúdo Beleza com propósito: 6 marcas que transformam a indústria de cosméticos aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.