Prêmio de Fernanda Torres deixa recado sobre “não tolerar autoritarismos e violência”, diz Lula

O presidente Lula e a atriz Fernanda Torres. Foto: Reprodução

O presidente Lula voltou a falar sobre a vitória de Fernanda Torres na categoria de melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro e afirmou que a premiação é um “grande feito” para o país. Ele ainda destacou a importância do filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado pela atriz.

“Impossível não continuar falando do grande feito que a premiação de Fernanda Torres no Globo de Ouro representa para nós, brasileiros e brasileiras. O cinema e a cultura são ferramentas poderosas para manter vivas as histórias que moldam quem somos, transformando memória em aprendizado e arte em resistência”, afirmou o petista.

O filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva, ex-deputado federal torturado e morto por militares na ditadura. A obra se passa na década de 1970, período mais intenso do regime no país, e acompanha a trajetória da família Paiva.

Para Lula, esse “passado de horrores precisa ser lembrado” para que novas gerações “nunca se esqueçam”. “Ao reconhecer o trabalho de Fernanda Torres, o mundo também reconhece a importância de contarmos nossas histórias, não tolerando autoritarismos nem a violência”, prossegue.

O mandatário ainda diz que a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres no filme, deve servir para motivar as novas gerações no debate sobre “a preservação da nossa jovem democracia”. “Precisamos estar sempre vigilantes e prontos para defendê-la”, completa.

 

Mais cedo, o presidente parabenizou a atriz pela premiação e afirmou que ela é o “orgulho do Brasil”. Lula vinha torcendo pela vitória da atriz desde o início de dezembro, quando sua indicação foi anunciada oficialmente.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.