Quem é Henrique Marival, guarda que matou secretário-adjunto em Osasco

Henrique Marival de Sousa, é Guarda Civil de 1ª Classe de Osasco, sorrindo em selfie feita dentro de carro, em close
Henrique Marival de Sousa, é Guarda Civil de 1ª Classe de Osasco – Reprodução

Nesta segunda-feira (6), Adilson Custódio Moreira, secretário-adjunto de Segurança de Osasco, na Grande São Paulo, foi morto a tiros dentro da prefeitura da cidade. O suspeito do crime, identificado como Henrique Marival de Sousa, é Guarda Civil de 1ª Classe do município e atua no órgão desde 2015.

Henrique foi descrito por pessoas próximas ouvidas pelo Metrópoles como um homem tranquilo. Ele é casado e pai de uma menina.

De acordo com relatos, o crime ocorreu após uma reunião entre o secretário-adjunto e membros da Guarda Municipal. Ao final do encontro, Adilson teria oferecido a oportunidade de conversas individuais. Nesse momento, Henrique permaneceu na sala. Segundo testemunhas, disparos foram ouvidos logo em seguida.

Henrique, supostamente, trancou a porta da sala, montou uma barricada e impediu o acesso de outros funcionários que tentavam entender a situação. A esposa do suspeito chegou ao local e ajudou a convencer o guarda a se entregar. Ele foi detido pelas autoridades logo após o ocorrido.

Henrique Marival de Sousa dentro de viatura
Henrique Marival de Sousa dentro de viatura – Reprodução

Trajetória de Adilson Custódio Moreira

Adilson Custódio Moreira nasceu em 12 de janeiro de 1971, em Jequitinhonha, Minas Gerais, e se mudou para Cabreúva, no interior de São Paulo, aos 6 anos. Lá, iniciou sua vida profissional em lavouras e indústrias antes de se mudar para Osasco em 1988.

Adilson ingressou na Prefeitura de Osasco como Guarda Municipal em 1992, após aprovação em concurso público. Durante sua trajetória, destacou-se por diversas iniciativas na Guarda Civil Municipal (GCM), como:

  • Atuação como motorista de viaturas e patrulhamento em motos;
  • Participação na implantação do Canil da Guarda Civil em 2001;
  • Coordenação do setor de transportes e reestruturação predial;
  • Colaboração no projeto de reestruturação do Plano de Cargos e Carreira da GCM.

Em junho de 2018, Adilson assumiu o cargo de Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco. No ano seguinte, tornou-se secretário-adjunto, posição que ocupava até hoje. O caso está sendo tratado como homicídio, e as motivações do crime ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.