Com a reforma administrativa, Desenvolvimento Econômico faz parte da Secretaria do Meio Ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú ganhou nova denominação com a reforma administrativa da prefeita Juliana Pavan passou a chamar-se ‘Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico’. Antes, a pasta de Desenvolvimento Econômico pertencia ao Turismo. 

Com essa mudança, a Praça do Empreendedor (antiga Sala do Empreendedor), que está com horário de atendimento ampliado, passa a fazer parte da Semam.

Desenvolvimento sustentável é o foco

O secretário responsável pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, disse que ficou feliz com essa oportunidade, considerando que, segundo ele, os primeiros movimentos de trazer os serviços oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à prefeitura da cidade foram iniciados por ele em 2018, quando atuou na Secretaria de Turismo. 

“Na época coordenei justamente a instalação da Sala do Empreendedor, que em 2019, foi para a BC Investimentos. Agora, assumo o Meio Ambiente nesse momento em que unimos a pasta com o Desenvolvimento Econômico e trazemos a Sala do Empreendedor, que com a reforma será a Praça do Empreendedor”, diz.

Nelson disse que a união do Meio Ambiente com o Desenvolvimento Econômico parte da premissa que o foco do futuro de Balneário Camboriú está no desenvolvimento sustentável. 

“É nessa pegada que vamos seguir, vi alguns modelos bem sucedidos. Já estamos com diversos projetos, toda segunda-feira quero fazer reuniões de trabalho para aplicar o que está na reforma administrativa, que é o compliance, potencializando o que já é feito e criando outros projetos, melhorando-os”, afirma.

Praça do Empreendedor com horário ampliado

Antiga Sala do Empreendedor mudou de nome e agora pertence ao Meio Ambiente (Arquivo PMBC)

O secretário tem reunião com o Sebrae na quinta-feira (9) e adiantou que pretende discutir projetos que podem ser desenvolvidos, entre eles a abrangência de atendimentos realizados na Sala do Empreendedor, que está trabalhando  com horário ampliado, na Rua Dinamarca, nº 172, Bairro das Nações. A partir desta terça-feira (7), a Praça do Empreendedor de Balneário Camboriú passou a funcionar em dois turnos. O horário de atendimento ao público será das 9h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Na segunda-feira (6), o local foi encontrado fechado, surpreendendo os novos gestores. 

“Fomos informados após o meio-dia que a Praça do Empreendedor estava fechada. O papel na parede dizia que o recesso deles seria maior do que o padrão da Prefeitura, pois só retornariam hoje. Para nossa surpresa, não retornaram, não avisaram, não informaram na transição e havia fila de pessoas aguardando atendimento”, acrescenta Nelson.

A partir desta terça a Praça do Empreendedor contará com consultores do Sebrae e também da prefeitura, que ofertarão atendimento até que a nova administração proceda a contratação de novos estagiários e a remoção de servidores para a unidade (antes eram contratados via BC Investimentos e agora será via Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

Na Praça, a população recebe informações e orientações sobre planejamento de um novo negócio, gerenciamento de empresa, venda para órgãos públicos, formalização para Microempreendedor Individual (MEI), declaração anual, baixa para MEI, entre outras questões relacionadas ao empreendedorismo. 

“Vamos estruturar a Praça do Empreendedor para que ela volte a ser referência, o melhor modelo possível”, completa o secretário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.