Mulher faz denúncia de injúria racial ao receber e-mail de atualização cadastral em nome de “macaca”

A cozinheira Susan de Sousa Sena, de 35 anos, decidiu realizar uma denúncia após ser vítima de injúria racial ao receber um e-mail após a atualização de seu cadastro na loja Magazine Luiza. Moradora de São Paulo, a cozinheira relatou à TV Globo detalhes do ocorrido no último sábado, dia 4 de janeiro.

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Em seu relato, Susan conta que comprava uma máquina de lavar pelo aplicativo da loja quando soube que precisava atualizar seus dados, incluindo seu e-mail e senha utilizados. Ela então fez o procedimento das etapas no aplicativo e atendeu as solicitações.

“Logo, eles me pediram foto do documento, depois um reconhecimento facial. Fui recebendo os e-mails, mas não entrei porque sabia que era só confirmação. Finalizei minha compra, tive o prazo de entrega e fechei o aplicativo”, relata.

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“Sobrenome registrado”

Segundo Susan, no dia seguinte, ao conferir se existia alguma mudança no prazo de entrega de seu pedido ela se deparou com um e-mail em específico que chamou sua atenção. Diferente de todos os e-mails automáticos enviados pelo Magazine Luiza que utilizavam seu primeiro nome na saudação, o e-mail de confirmação de cadastro se dirigiu a ela com a saudação “Olá, macaca”.

A cozinheira revela então que uma funcionária do setor de diversidade e inclusão da empresa entrou em contato com ela para se desculpar e informou que, no ano de 2011, alguém teria registrado o sobrenome dela como “macaca” no e-mail. Susan optou por registrar um boletim de ocorrência sobre o caso, que segue sendo investigado pelo 50° Distrito Policial do Itaim Paulista, como injúria racial.

Em nota, o Magazine Luiza explica que o cadastro inicial da cliente foi realizado em 2011, de forma online. Para evitar casos semelhantes, a empresa optou por excluir o campo “apelido” de seus formulários cadastrais e instituiu uma lista de palavras inapropriadas que serão vetadas no momento do cadastro.

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