VÍDEO: Conheça o “Doido dos Navios”, jovem que desafia os navios no Rio Amazonas

Igor Cardoso, jovem de 26 anos, natural do Amapá, é conhecido como “Doido dos Navios”. Foto: Reprodução.

Igor Cardoso, jovem de 26 anos, natural do Amapá, tem conquistado milhões de visualizações nas redes sociais ao compartilhar seu hobby perigoso: desafiar gigantescos navios em movimento no Rio Amazonas com uma simples canoa a motor. Com informações do UOL.

Professor de artes e geografia, Igor viralizou no TikTok ao navegar ao lado ou até na frente de enormes navios cargueiros, enfrentando as ondas geradas pelas embarcações.

“Tem que saber se aproximar do navio, conhecer muito bem o rio e manter o motor sempre nos trinques”, explica Igor, que é conhecido como “Doido dos Navios” na pequena comunidade de Vitória do Jari, onde mora.

Apesar do reconhecimento, ele faz um alerta: “Não façam o que eu faço. É preciso ter as manhas, e isso só se consegue com muita prática e certa dose de loucura. Sim, é muito perigoso.” Ele reforça os cuidados com o motor da canoa: “Se o motor da rabetinha der uma falhadinha, você já era. É por isso que eu sempre reviso tudo nele, para não dar nenhum pipoco na hora agá.”

Igor acredita que as chances de ser atropelado pelos navios são pequenas devido à dinâmica das ondas. “Já observei que quando um navio se aproxima de um tronco de árvore boiando no rio, a própria marola que ele gera empurra o tronco para o lado, e não para debaixo do casco. Então, o mesmo deve acontecer com uma canoa. Eu acho…”, comenta, reconhecendo o risco.

Ele se posiciona a poucos metros ou até centímetros das embarcações, controlando cuidadosamente a velocidade da canoa enquanto olha constantemente para trás para evitar ser alcançado pelos gigantes de aço. “Precisa pensar rápido, torcer para o motor não falhar e ter um pouco de sangue frio”, afirma.

Não façam o que eu faço': jovem desafia os navios no Rio Amazonas
O professor acredita que as chances de ser atropelado pelos navios são pequenas devido à dinâmica das ondas. Foto: reprodução

Com o celular em uma mão e o acelerador na outra, Igor grava suas manobras arriscadas e as publica no TikTok, onde acumula impressionantes recordes de visualizações. “Tem alguns vídeos meus que já passaram de 150 milhões de visualizações”, orgulha-se.

Ele também lembra como tudo começou: “Um dia, resolvi filmar uma aproximação que fiz de um navio e postei na internet. Quatro horas depois, seis milhões de pessoas já tinham visto o vídeo, que viralizou geral. Hoje, meus vídeos têm mais audiência do que os dos principais influencers do meu estado.”

Apesar do sucesso, Igor se preocupa com o impacto que suas ações podem ter em outros jovens. “Fico receoso de que isso possa influenciar alguém a tentar fazer o mesmo. É muito perigoso, e eu não gostaria que ninguém se machucasse tentando imitar o que faço”, alerta.

Imagem
Igor se preocupa com o impacto que suas ações podem ter em outros jovens. Foto: reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.