João Fonseca vence top 9, avança no Australian Open e mira adversário que já derrotou Djokovic e Alcaraz

joão fonseca

joão fonseca
João Fonseca vibra com resultado histórico (Foto: Reprodução/Instagram)

Com uma atuação sólida e arrasadora, João Fonseca derrubou o número nove do mundo, o russo Andrey Rublev, nesta terça-feira, em sua estreia numa chave principal de Grand Slam. A jovem promessa do Brasil avançou à segunda rodada do Aberto da Austrália com uma vitória contundente pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1), 6/3 e 7/6 (7/5). O jogo, que durou 2h23min, era um dos mais aguardados pela imprensa mundial nesta rodada de abertura em Melbourne.

O triunfo sobre o rival de peso, que já foi número cinco do mundo, no ano passado, confirma o novo status do brasileiro, tido como promessa em nível mundial por diversos especialistas. Não por acaso Fonseca fez sua estreia logo na Margaret Court Arena, a segunda maior do complexo do aberto da Austrália, onde só costumam jogar os tenistas mais vitoriosos e bem ranqueados do circuito.

O carioca de apenas 18 anos não se deixou abater pelo nervosismo e vibrou com a torcida desde o primeiro set. Fonseca esbanjou recursos, exibindo seu repertório de bolas fortes do fundo de quadra (principalmente com sua poderosa direita), saque sólido, voleios e subidas à rede e deixadinhas. Acertou aces em momentos decisivos e não sentiu a pressão de jogar break points.

“Foi minha primeira vez aqui, nesta quadra. Minha primeira partida. Eu curti jogar aqui”, disse Fonseca, que se esforçou para não se abater pelo nervosismo natural da estreia. “Eu apenas foquei no meu jogo, tentei não colocar pressão em mim mesmo. Jogando contra um cara tão bom, diante de uma arquibancada lotada, eu apenas tentei curtir o jogo. E agora estou na segunda rodada.”

Fonseca vibrou ao longo de toda a partida, desde o primeiro set. Chegou a pedir o apoio da torcida em diversos momentos do confronto. “Eu gostaria muito de agradecer a esta torcida maravilhosa. Tem muitos brasileiros aqui torcendo por aqui. Agradeço muito a vocês. Aqui é Brasil, vamoooo!!!!”, celebrou.

Adversário de Fonseca já derrotou Djokovic e Alcaraz

João Fonseca já sabe quem vai enfrentar na segunda rodada do Aberto da Austrália. Será o italiano Lorenzo Sonego, de 29 anos e atual 55º do mundo. O tenista, que não costuma aparecer entre os favoritos nem mesmo em torneios menores, já ganhou de Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, se envolveu em uma polêmica com Rafael Nadal há dois anos e já lançou três músicas, numa tentativa discreta de traçar uma carreira artística.

A partida entre Fonseca e Sonego ainda não tem data e horários definidos. Mas deve acontecer na quinta-feira, caso o mau tempo não venha a atrapalhar a programação do primeiro Grand Slam da temporada, disputado em Melbourne.

Sonego venceu na primeira rodada o experiente suíço Stan Wawrinka, dono de três títulos de Grand Slam, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 7/5 e 7/5. Seu melhor resultado em torneios de Grand Slam é a fase de oitavas de final, obtida em Roland Garros, em 2020 e 2023, e em Wimbledon, em 2021. No Aberto da Austrália, sua melhor performance aconteceu em 2022, quando atingiu a terceira rodada.

Fonseca, que eliminou o russo Andrey Rublev nesta terça-feira por 3 a 0, já enfrentou Sonego uma vez no circuito. E o brasileiro levou a melhor, no ano passado, no saibro do Torneio de Bucareste, na Romênia.

O post João Fonseca vence top 9, avança no Australian Open e mira adversário que já derrotou Djokovic e Alcaraz apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.