Ana Rodrigues lança “Viva mi Revolución” no Dia Internacional da Mulher

Single gravado pela cantora e compositora Ana Rodrigues, em Cuba, tem participação de Elisa de Sena e do grupo Santa Palabra 

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a cantora e compositora Ana Rodrigues lança o single “Viva mi Revolución”, gravado em Cuba. A música exalta a revolução feminina em um trocadilho com a revolução cubana. O lançamento é a primeira parceria da cantora e compositora com Elisa de Sena, multiartista que desde os 19 anos faz parte do Grupo Tambor Mineiro, de Maurício Tizumba.

A história de “Viva mi Revolución” teve início no Brasil, mas continuou em Cuba, país para o qual Ana já estava com uma viagem marcada. Na cidade de Trinidad, Ana Rodrigues conheceu o grupo Santa Palabra. Tocada pelo trabalho dos cubanos, quis convidá-los para colaborar com a canção, à época, ainda em desenvolvimento. Assim, a participação do grupo trouxe multiplicidade de vozes e referências ao single, que celebra a força da união das mulheres na conquista de espaços, em resistência à desigualdade de gênero. As gêmeas Yaslin e Yasmin, integrantes do Santa Palabra, cantaram e tocaram maraca e Tres Cubano, respectivamente, enriquecendo a produção com sonoridades da música do país.

“Muda”

O trabalho faz parte de um novo momento da carreira de Ana Rodrigues. Com mais de 20 anos de experiência como intérprete, em 2023, a artista lançou “Muda” e “Autobiografia”, autorais. As canções registram um processo de empoderamento, guiado pelo movimento feminista, de autoconhecimento e de transformação.

“Muda”, que também dará nome a um disco previsto para este ano, simboliza esse processo. Ao contrário de um dos possíveis sentidos da palavra – calada, silenciada -, aqui, ela refere-se ao momento em que alguns animais, como artrópodes e répteis, desprendem-se do seu exoesqueleto para crescerem. O uso do termo não foi por acaso, Ana Rodrigues também concilia a música com a profissão de bióloga.

A artista

Filha de um tecladista, e sobrinha de um baterista e produtor fonográfico, Ana Rodrigues cresceu em meio à produção artística. Aliás, é neta dos dois artistas que inauguraram a rádio novela em Minas Gerais e que são donos de um dos estúdios mais antigos de BH: o Gênesis. Em 2013, a artista criou o bloco de carnaval Bem te Viu, Bem te Vê, que, no ano seguinte, ainda gerou o grupo musical Orquestra Bem te Viu. A iniciativa conta com a direção musical de Wilson Lopes. Na verdade, desde 2016 Ana realiza, com os irmãos Wilson e Beto Lopes, apresentações que têm clássicos do jazz no repertório. 

Em 2022, Ana criou a banda Coisas da Rita, em homenagem à cantora Rita Lee. Em 2024, o projeto desfilou nas ruas de Belo Horizonte pela primeira vez como bloco de carnaval. Com mais de 20 anos de experiência como intérprete, Ana Rodrigues iniciou a carreira autoral em 2023, aos 42 anos. Desse modo, os singles “Muda” e “Autobiografia” irão compor um disco previsto ainda para este ano, junto à “Viva mi Revolución”. 

Serviço

Lançamento “Viva mi Revolución”

Data: 8 de março

Disponível em todas as plataformas digitais

The post Ana Rodrigues lança “Viva mi Revolución” no Dia Internacional da Mulher appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.