VÍDEO: AGU pede à PF que investigue fake news sobre taxação do Pix

Jorge Messias, advogado-geral da União, falando e gesticulando, sério
Jorge Messias, advogado-geral da União – Agência Brasil

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (15), Jorge Messias, advogado-geral da União, avisou que a Advocacia-Geral da União pedirá que a Polícia Federal investigue todas as pessoas que usaram as redes sociais para espalhar desinformação sobre o Pix, ainda falando sobre a norma revogada pelo Governo Federal acerca da fiscalização dessas transações.

“A determinação do presidente é que a Medida Provisória blinde o Pix de toda a mentira que foi criada ao longo dos últimos dias. Em razão desses crimes que foram cometidos, pessoas de boa-fé caíram em golpes estimulados pela mentira produzida por esses políticos, por essas pessoas, por esses criminosos”, iniciou ele, mencionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Messias seguiu: “Nós determinamos que a Advocacia-Geral da União, ainda hoje, notifique a Polícia Federal, para a abertura de um inquérito policial, para identificar todos os atores nas redes sociais que geraram essa desordem informacional, que criaram essa narrativa e fizeram com que pessoas de boa-fé, comerciantes, cidadãos em geral, caíssem nos golpes contra a economia popular”.

“Nós identificamos crimes contra a economia popular e é por isso que nós estamos pedindo à Polícia Federal que abra um inquérito para investigar todos os crimes contra a economia popular e também crimes utilizando a logomarca do Governo Federal, do Ministério da Fazenda e da Secretaria da Receita Federal”, pontuou.

O advogado-geral da União ainda disse que a AGU identificou práticas abusivas nas relações de consumo: “Portanto, nós estamos também notificando a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor para que abra um inquérito, no âmbito da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e esse inquérito investigue também todos os crimes relacionados às relações de consumo”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.