Marqueteiro de Bolsonaro coordenou ação da extrema-direita contra Lula sobre o Pix

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) no vídeo em que espalha fake news sobre transferências via Pix. Foto: Reprodução

O marqueteiro Duda Lima, figura conhecida no bolsonarismo e responsável pelas campanhas de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência em 2022 e de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo em 2024, assumiu nesta semana a coordenação estratégica da oposição contra o governo Lula.

Após diálogo com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi escalado para criticar as novas regras da Receita Federal sobre o monitoramento de transações financeiras, incluindo o Pix. Embora Duda Lima não tenha participado diretamente do roteiro do vídeo, ele contribuiu na definição da estratégia para amplificar o tema, conforme informações do Globo.

A repercussão negativa da medida levou o presidente Lula (PT) a convocar ministros ao Palácio do Planalto na terça-feira para revogar a normativa da Receita. O aumento do monitoramento gerou dúvidas e fomentou uma onda de notícias sobre uma suposta taxação do Pix, apesar de o texto não estabelecer tal cobrança.

Agora, Duda Lima enfrenta uma disputa com Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha presidencial e recém-nomeado ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Na gravação de Nikolas, o deputado mineiro levantou dúvidas, afirmando que, embora a medida não implicasse diretamente em taxação, acreditava que poderia haver tributação futura. Ele também alertou para possíveis impactos na declaração de Imposto de Renda de trabalhadores informais de baixa renda.

Marqueteiro de Nunes recebeu quase R$ 2 milhões do PL em 2023 | Metrópoles
O marqueteiro Duda Lima: ele assumiu nesta semana a coordenação estratégica da oposição contra o governo Lula. Foto: reprodução

Nos últimos dias, Duda Lima dialogou com membros do PL sobre a rejeição popular ao tema. Segundo aliados, Nikolas foi escolhido para liderar o ataque devido à sua grande base de seguidores nas redes sociais e forte vínculo com Bolsonaro.

Apesar de não ter contrato formal com o partido ou compromisso com futuras campanhas presidenciais, Duda atua como um “consultor” informal da oposição bolsonarista.

A estratégia coordenada por Duda Lima visa fortalecer as ações da oposição contra o governo e consolidar Bolsonaro como principal nome da direita. Esse trabalho tem como objetivo neutralizar potenciais adversários internos, como o cantor Gusttavo Lima, que manifestou interesse em concorrer à Presidência em 2026, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que também desponta como possível concorrente.

Além disso, as orientações de Duda Lima buscam estreitar a ligação de Bolsonaro com líderes estaduais que pretendem disputar governos em 2026.

Assista abaixo:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.