SC registra mais de 1700 salvamentos por afogamento em 2025

Santa Catarina segue como destino preferido de turistas, mas o grande movimento nas praias traz desafios à segurança.

Entre os dias 7 e 13 de janeiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou 1.761 salvamentos por afogamento, um aumento de 27,2% em relação à temporada passada (2023/2024), quando foram registrados 1.384 salvamentos.

O fluxo turístico, que pode alcançar 3,1 milhões de pessoas nesta alta temporada, conforme previsão do governo estadual, contribuiu para o crescimento das ocorrências. Para atender à demanda, o CBMSC reforçou o efetivo de guarda-vidas civis e militares em todo o litoral.

Casos de crianças perdidas e encontradas também subiram significativamente, totalizando 2.012 episódios neste verão, um aumento de 36,6% em comparação aos 1.473 casos da temporada anterior.

Esse aumento reflete o maior número de turistas e as intensas ações preventivas realizadas pelos guarda-vidas. Os postos guarda-vidas disponibilizam pulseiras de identificação gratuitamente, facilitando o reencontro entre responsáveis e crianças.

SC registra mais de 1700 salvamentos por afogamento em 2025

A pulseira, impermeável e preenchida com o nome da criança e o contato do responsável, é um recurso essencial para prevenir sustos durante os dias de praia.

Além de reforçar a segurança nas praias, o CBMSC promove o Programa Golfinho, que educa crianças sobre os perigos do mar e a importância de respeitar a sinalização das bandeiras.

  • LEIA TAMBÉM: Resgates por afogamento caem 64% na 4ª semana pré-temporada de verão em SC

As bandeiras verdes indicam baixo risco, amarelas sinalizam risco moderado e as vermelhas, alto risco, especialmente devido à presença de correntes de retorno.

O aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e iOS, permite aos banhistas acompanhar a sinalização em tempo real e escolher locais mais seguros para o banho.

Apesar dos esforços preventivos, uma fatalidade foi registrada durante o período. Um homem de 34 anos perdeu a vida na Praia do Campeche, em Florianópolis, após entrar em uma área sinalizada com bandeira vermelha.

O post SC registra mais de 1700 salvamentos por afogamento em 2025 apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.