Cosan prepara venda bilionária de ações da Vale e ativos CSAN3 sobem forte: por quê?

Cosan

A Cosan (CSAN3) vê suas ações em forte alta nesta quinta-feira (16) em meio a notícias de realização de uma venda das ações que detém da Vale (VALE3), em leilão em bloco na B3 que pode chegar a R$ 10 bilhões, segundo reportagem do Valor Econômico nesta quinta-feira. Às 10h33 (horário de Brasília), CSAN3 subia 4,08%, a R$ 8,93.

Havia expectativa de que a operação, que visa ajudar a Cosan a reduzir alavancagem, poderia ocorrer entre esta quinta-feira e o início da semana que vem, disse o jornal.

A expectativa é que a Cosan zere sua participação na Vale, que hoje soma pouco mais de 4%, diz a publicação.

Para o Bradesco BBI, a venda provavelmente será benéfica para o VPL (Valor Presente Líquido) da Cosan, pois deve ajudar a reduzir a alavancagem da holding e diminuir as despesas com juros vinculadas ao CDI, em detrimento aos dividendos da Vale, que atualmente são insuficientes para cobrir o serviço da dívida devido às taxas de juros mais altas no Brasil.

“Ao considerar o último preço da Vale e a curva atual do CDI, vemos um potencial de valorização de 15% a ser desbloqueado pela venda. Além disso, de um ponto de vista qualitativo, também esperamos que a desinvestimento ajude a simplificar o foco da Cosan”, avalia o banco.

O Goldman Sachs também avalia que as notícias de hoje podem ser bem recebidas pelo mercado, embora não devam ser uma surpresa completa para os investidores.

“Como lembrete, a nova gestão da Cosan havia reconhecido recentemente que a venda da participação da Cosan na Vale poderia ser uma possibilidade para ajudar a holding a reduzir seu nível atual de endividamento para níveis mais adequados (especialmente considerando o atual ambiente macroeconômico desafiador)”, aponta a equipe do banco, que possui recomendação neutra para CSAN3.

Já para a Vale, com muitas das questões micro sendo abordadas recentemente (incluindo o acordo final do acidente da Samarco, renovação da concessão ferroviária, mudanças na CEO e na alta liderança, melhorias operacionais e entrega de projetos), os investidores têm se concentrado recentemente nas potenciais vendas da participação da Cosan como uma fonte de pressão sobre as ações.

“Com o preço das ações da Vale caindo 35% nos últimos 12 meses e atingindo mínimas de 8 anos, as notícias de hoje, se se concretizarem, poderiam reduzir essa pressão sobre as ações”, destacou o banco em relatório antes da abertura. O Goldman tem recomendação de compra para os ativos da mineradora.

(com Reuters)

The post Cosan prepara venda bilionária de ações da Vale e ativos CSAN3 sobem forte: por quê? appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.