VÍDEO – Pacotes de ajuda humanitária dos EUA matam 5 pessoas em Gaza

Pacotes de ajuda humanitária lançados por avião sobre a Faixa de Gaza. Foto: Amir Cohen/Reuters

Pacotes contendo ajuda humanitária lançados por aviões dos Estados Unidos sobre a Faixa de Gaza causaram pelo menos cinco mortes nesta sexta-feira (8), além de deixar outros dez palestinos feridos. O chefe de enfermagem do principal hospital no território em Gaza relatou o incidente, destacando a gravidade do ocorrido em uma região já devastada pelo genocídio promovido por Israel.

Segundo a Agence France-Presse, o chefe de enfermagem do hospital de Gaza, Mohamed al-Sheikh, afirmou que os pacotes de ajuda, lançados por aviões estadunidenses, atingiram áreas civis no campo de refugiados de Al-Shati, próximo da Cidade de Gaza, no norte do território.

Ainda de acordo com vídeos e relatos de moradores, alguns paraquedas dos carregamentos não abriram, resultando em uma queda abrupta sobre casas e pessoas. Veja: 

Mohamed Al-Goul, morador de Gaza, relatou à AFP sua experiência durante o incidente, afirmando que a carga caiu “como um foguete” no telhado de uma casa. Ele testemunhou a cena de pessoas carregando cadáveres e outras feridas em meio ao caos causado pela queda dos pacotes.

Os Estados Unidos, juntamente com outros países como Jordânia e França, têm realizado lançamentos de alimentos e itens de ajuda humanitária sobre Gaza, um território que enfrenta uma grave crise humanitária devido aos constantes bombardeios israelenses.

A prática de lançar ajuda humanitária por aviões é rara em regiões urbanas justamente por riscos como o ocorrido em Gaza. Países como o Brasil preferem enviar a ajuda humanitária por vias terrestres, partindo de locais próximos, como o Egito. Porém, parte dos alimentos e produtos de higiene não passam de barreiras impostas por Israel na fronteira com a nação africana.

Desde o início do cerco imposto pelo governo sionista de Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, a população local enfrenta escassez de alimentos e recursos básicos, com muitos à beira da fome.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.