Ao Vivo: Trump chega a igreja para início do Dia da Posse; acompanhe em tempo real

Posse de Trump

  • Donald Trump toma posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), marcando o início do seu segundo mandato e a coroação de uma das mais surpreendentes reviravoltas políticas da história norte-americana;
  • Trump fará o juramento para o cargo, provavelmente perante o chefe da Suprema Corte, às 14h (horário de Brasília), na Rotunda do Capitólio dos EUA, em vez de ao ar livre, devido ao frio intenso em Washington. Em seguida, Trump fará seu discurso de posse;
  • Haverá pelo menos 18 festas de gala relacionadas à posse em Washington até o fim desta segunda-feira, três das quais são consideradas oficiais e com expectativa da presença de Trump;
  • Trump convidou vários líderes estrangeiros para a cerimônia. Historicamente, eles não comparecem à posse devido a preocupações com a segurança e enviam diplomatas em seu lugar. Espera-se que Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg tenham lugares de destaque na cerimônia.
update 10h51

Trump e Melania chegam para cerimônia religiosa antes da posse

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump chegam para uma cerimônia na Igreja de São João no Dia da Posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Jeenah Moon
update 10h48

Público faz fila em ginásio para assistir a uma transmissão ao vivo da cerimônia de posse

REUTERS/Daniel Cole

update 10h45

Trump pode mudar a dinâmica inflacionária e da taxa de juros nos EUA, diz CIO da XP

Na medida em que se aproxima a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, mais o mercado fica cauteloso com as medidas a serem tomadas pelo republicano, que assume a presidência nesta segunda (20).

Artur Wichmann, CIO da XP, participou do episódio 148 do programa Outliers, do canal XP, com apresentação de Clara Sodré, analista de fundos da XP, e Fabiano Cintra, head de análise de fundos da XP.

Para ele, há uma grande diferença do momento atual com anterior à pandemia. “A gente viveu de 2008 até o início da Covid onde o nome do jogo era alocação de capital no mundo de juro zero. Então, tomava-se mais risco em ações, em private equity etc.”, explica.

 

 

update 10h30

Trump promete ordem executiva ajudando o TikTok após o app sair do ar nos EUA

O presidente eleito Donald Trump pediu às empresas de tecnologia para “não deixar o TikTok ficar indisponível” e anunciou que iria prorrogar um prazo para vender a empresa após a plataforma de vídeo suspender seus serviços nos EUA e a Apple e o Google removerem a plataforma de suas lojas de aplicativos.

“Vou emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período de tempo antes que as proibições da lei entrem em vigor, para que possamos fazer um acordo para proteger nossa segurança nacional”, disse Trump em uma postagem nas redes sociais. “A ordem também confirmará que não haverá responsabilidade para qualquer empresa que ajudou a manter o TikTok ativo antes da minha ordem.”

Trump, que será empossado ao meio-dia (14h de Brasília) de segunda-feira (20), disse que buscaria uma joint venture na qual novos proprietários baseados nos EUA comprariam 50% da empresa e “a manteriam em boas mãos e permitiriam que ela continuasse ativa.”

update 10h30

Lula diz torcer para Trump fazer gestão produtiva e que EUA continue a ser parceiro do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz torcer para que os Estados Unidos continuem a ser o parceiro histórico que é com o Brasil, mesmo sob a gestão de Donald Trump, e que espera que o novo presidente faça um governo para melhorar a vida da sua população. De acordo com Lula, o Brasil não quer guerra com nenhum país, seja Estados Unidos, Venezuela ou China.

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os EUA continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil”, afirmou Lula em discurso de abertura na primeira reunião ministerial deste ano. O encontro acontece nesta segunda-feira, 20, na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

“Da nossa parte, não queremos briga, nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz, harmonia, ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante, não a desavença, não a encrenca”, completou.

(Estadão Conteúdo)

update 10h28

Família de Donald Trump chega à Igreja de São João em Washington, DC, para um serviço religioso nesta manhã

A filha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, Ivanka Trump, chega para um serviço na Igreja de São João no Dia da Posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Jeenah Moon

O filho do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, Eric Trump, chega para um serviço na Igreja de São João no Dia da Posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Jeenah Moon

update 10h24

Começa o Dia da Posse de Donald Trump em Washington, EUA

Co
Capitólio dos EUA do topo do Monumento a Washington ao amanhecer no Dia da Posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, DC, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Brendan McDermid/Pool

update 10h15

Imigração, economia, TikTok: o que Trump pode fazer no primeiro dia na Casa Branca

Donald Trump prometeu que vai “fazer cabeças girarem” após sua posse nesta segunda-feira (20). Segundo a imprensa americana, ele pode anunciar até 100 ordens executivas horas após ser empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos.

Essas diretrizes presidenciais podem afetar desde imigração até criptomoedas. Essas ordens não exigem aprovação do Congresso, têm força de lei e permanecem em vigor até serem revogadas, suspensas ou expirarem.

Veja o que Trump pode fazer em seu primeiro dia de volta à Casa Branca.

update 10h00

Milei culpa “regime Lula” por ausência de Bolsonaro em posse de Trump

O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou em declaração no último sábado, 18, a ausência de Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O evento está marcado para ocorrer nesta segunda-feira, 20, em Washington.

Em uma breve fala a jornalistas durante o baile de gala da pose de Trump, Milei culpou o “regime Lula” por ter barrado a presença do ex-presidente brasileiro no evento que une líderes aliados de Trump e chefes de Estado.

“(Bolsonaro) é um grande amigo e lamento muito que o regime de Lula não o tenha deixado vir (a este evento)”, afirmou Milei. Porém, não houve interferência do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na decisão que barrou a participação de Bolsonaro na posse.

update 9h40

Quem vai à posse de Trump? Veja os confirmados (e as ausências)

Donald Trump vai tomar posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), para o início de seu segundo mandato. Celebridades, autoridades, empresários e apoiadores estarão presentes em pelo menos uma das 18 festas de gala relacionadas à posse em Washington entre o fim de semana e a segunda-feira, três das quais são consideradas oficiais e têm expectativa da presença de Trump.

Entre os nomes já confirmados, segundo a imprensa, está o presidente da Argentina, Javier Milei, um forte apoiador de Trump. Viktor Orbán, da Hungria, declarou que está pensando em ir, assim como a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro afirma que também foi convidado, mas aguarda a liberação de seu passaporte — retido por decisão da Justiça — para poder viajar.

Entre os bilionários, além de Zuckerberg, da Meta, são esperados o conselheiro de Trump Elon Musk, presidente-executivo da Tesla e da SpaceX, Jeff Bezos, presidente-executivo da Amazon, Tim Cook, presidente-executivo da Apple, e Sam Altman, presidente da OpenAI. Especula-se também a presença de Shou Chew, presidente-executivo do TikTok.

update 9h20

Confira como será o dia do 47º presidente dos EUA

No dia da posse, Trump participa de eventos religiosos, um encontro com o presidente Joe Biden, bailes e banquetes – isso sem contar a cerimônia de posse em si, que começa às 14h no horário de Brasília
update 9h02

Que horas começa? Quem foi convidado? O que esperar do dia da posse de Trump

Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia que marca o início do seu segundo mandato e a coroação de uma das mais surpreendentes reviravoltas políticas da história norte-americana.

O dia da posse é, por tradição, amplamente dedicado à pompa e circunstância. Um presidente deixa a Casa Branca e outro se muda para lá. Mas o republicano Trump também se comprometeu a assinar uma série de decretos sobre assuntos que vão desde a segurança da fronteira até a produção de petróleo e gás em seu primeiro dia no cargo.

Aqui está o que sabemos sobre o Dia da Posse.

update 9h01

Começa agora a cobertura em tempo real da posse de Donald Trump

Acompanhe a partir de agora os grandes momentos, as melhores imagens, os vídeos mais importantes e os principais destaques da posse de Donald Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos da América.

The post Ao Vivo: Trump chega a igreja para início do Dia da Posse; acompanhe em tempo real appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.