Inteligência artificial e novas tecnologias para impulsionar o desenvolvimento empresarial: estas são as chaves

Incorporar novas tecnologias nas empresas não é um processo simples e muitas vezes não é rápido. Entre as dificuldades está a educação e o conhecimento sobre as soluções disponíveis e compatíveis com as diversas áreas. Durante o VI Encontro de Programas e Consórcios Tecnológicos no Chile, foram abordados vários desses pontos que vale a pena analisar para compreender o importante papel das novas tecnologias no crescimento global acelerado.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

A CircularTec, no âmbito desta atividade, promoveu temas como a inovação sustentável, promovendo a reutilização e reciclagem de materiais para reduzir o impacto ambiental e melhorar a produtividade das indústrias. “Estamos muito felizes por ter participado deste encontro. Pudemos compartilhar com outras iniciativas e percebemos que a CircularTec está no caminho certo para liderar a economia circular. É muito agradável conhecer líderes do setor que estão dispostos a avançar nas questões de sustentabilidade”, comentou Alejandro Navech, diretor do Programa NFU-Evolução e consultor em Economia Circular, Direito REP e Gestão de Resíduos da CircularTec.

Conectando-se para reforçar a “transferência de tecnologia”

O VI Encontro de Programas e Consórcios Tecnológicos serviu para reforçar os eixos estratégicos da entidade governamental, rever progressos e resultados, bem como fortalecer o vínculo entre os beneficiários das iniciativas em execução e os parceiros estratégicos, uma plataforma crucial de colaboração e compartilhamento de conhecimento.

LEIA TAMBÉM:

Supercomputador da IBM em 2024, agora comparado a um único RTX

OpenAI adiciona uma função que permite que ChatGPT escreva para você sem que você inicie a conversa

Limpeza massiva na Meta: Mark Zuckerberg revela que vão demitir milhares de funcionários por “mau desempenho”

O encontro, liderado pelo ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo, Nicolás Grau, e pelo vice-presidente executivo da Agência de Fomento à tecnologia do Governo do Chile, José Miguel Benavente, reuniu os principais players do ecossistema tecnológico e os seus parceiros estratégicos. Durante o encontro foi destacado o trabalho conjunto do Estado e do sector privado para atrair investimentos na transferência de tecnologia, a fim de melhorar a produtividade e a sustentabilidade das indústrias nacionais.

As chaves

O VI Encontro de Programas e Consórcios Tecnológicos foi realizado com vários objetivos principais: reforçar os eixos estratégicos, garantir que todos os participantes compartilhem uma visão comum e incorporar ênfases estratégicas nas iniciativas. Além disso, procurámos conhecer a evolução e os resultados obtidos nas iniciativas e projetos implementados, permitindo-nos identificar áreas de melhoria e celebrar conquistas destacadas.

Outro objetivo foi o fortalecimento de capacidades em áreas como ESG (Ambiental, Social e Governança), modelos de negócios, uso de inteligência artificial (como ChatGPT) e gestão de redes sociais. Da mesma forma, foi promovida a criação e fortalecimento de redes e trabalho colaborativo entre os beneficiários dos programas, consórcios e parceiros estratégicos.

“A participação da CircularTec neste encontro não só reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, mas também abre novas oportunidades de colaboração e desenvolvimento de projetos inovadores. Com os olhos postos no futuro, a CircularTec continuará a trabalhar em soluções que promovam uma economia circular e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento económico e ambiental”, afirmou Arturo Bejarano, responsável pela Inovação e Infraestrutura Tecnológica da CircularTec.

O Centro Tecnológico de Economia Circular mostrou os avanços significativos nos seus projetos de economia circular, alinhando-se com os objetivos do encontro, através do trabalho em iniciativas que procuram reduzir o impacto ambiental através da reutilização e reciclagem de materiais, promovendo um modelo de negócio sustentável e responsável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.