Como foi a conversa de Lula com a presidenta do México sobre o governo Trump

O presidente Lula, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, cumprimenta a presidenta mexicana Claudia Sheinbaum. Ricardo Stuckert

O presidente Lula conversou por telefone nesta quinta-feira (23) com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, para discutir, entre outros assuntos, as posturas de ambos os países em relação ao governo dos Estados Unidos, agora liderado por Donald Trump.

Segundo o Palácio do Planalto, os dois líderes buscarão construir um relacionamento “construtivo” com a administração do presidente republicano.

O diálogo ocorreu em um momento delicado nas relações de Brasil e México com os Estados Unidos. Assim que assumiu a presidência, Trump ordenou a militarização da fronteira com o México, classificou os cartéis de drogas do país como organizações terroristas e aplicou um pacote inicial de tarifas sobre importações, medidas que podem afetar o comércio com o Brasil.

Em nota oficial, o Planalto informou que Brasil e México “reafirmaram o compromisso de manter relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo o novo governo dos Estados Unidos, com o objetivo de preservar a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento regional”. Além disso, os dois países pretendem intensificar os fóruns de debate entre as nações da América Latina e Caribe.

Claudia Sheinbaum, eleita em junho de 2024, teve sua vitória celebrada pelo governo brasileiro. Ela e Lula já haviam se encontrado em outubro do mesmo ano, na Cidade do México, onde discutiram o fortalecimento das relações bilaterais. Durante a ligação, Lula a convidou para uma visita oficial ao Brasil.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.