Governo Trump já prendeu 538 imigrantes e deportou “centenas”, diz porta-voz da Casa Branca

Imigrantes choram na fronteira do México com os EUA: governo Trump já prendeu 538 “imigrantes ilegais”. Foto: Paul Ratje/The New York Times

Autoridades dos Estados Unidos informaram que 538 “imigrantes ilegais” foram presos e “centenas” já foram deportados em uma grande operação realizada nos primeiros dias do segundo mandato do presidente Donald Trump.

“A Administração Trump prendeu 538 imigrantes ilegais criminosos” e “deportou centenas” deles “em aviões militares”, disse Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.

De acordo com a rede conservadora Fox News, entre os detidos estão cidadãos de diversos países, incluindo Brasil, Afeganistão, Angola, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Senegal e Venezuela.

A operação acontece em paralelo à espera pela promulgação da Lei Laken Riley, aprovada pelo Congresso na última quarta-feira, que exige a prisão e deportação de imigrantes em situação irregular acusados de determinados crimes.

Trump nomeia Karoline Leavitt como secretária de imprensa da Casa Branca | Jovem Pan
O presidente americano Donald Trump e Karoline Leavitt, nomeada pelo republicano porta-voz da Casa Branca. Foto: reprodução

O projeto de lei, aprovado pela Câmara na quarta-feira com 263 votos a favor e 156 contra, incluindo o apoio de 46 democratas, determina que imigrantes que entrem nos Estados Unidos sem autorização e sejam acusados de certos crimes devem ser detidos e deportados.

A medida, conhecida como Laken Riley Act, homenageia uma estudante de enfermagem de 22 anos da Geórgia, morta no ano passado por um migrante venezuelano que havia entrado ilegalmente no país. José Antonio Ibarra, de 26 anos, estava em situação irregular e era procurado por furtos. Ele foi condenado à prisão perpétua após o crime.

A administração Trump tem como prioridade o combate à imigração ilegal. Logo após tomar posse na segunda-feira, Trump assinou diversos decretos voltados a barrar a entrada de imigrantes e a facilitar a deportação de pessoas em situação irregular.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.