STF vai analisar denúncia contra Bolsonaro com “seriedade”, diz Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que qualquer denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será analisada com “seriedade” e sem “visão politizada”.

Questionado sobre a possível denúncia a ser enviada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Barroso garantiu que a Corte avaliará o caso com rigor. “O Supremo vai apreciá-la como deve apreciar tudo na vida, com seriedade, examinando as provas”, declarou.

O ministro destacou que o processo penal deve se basear em evidências: “Se tem prova, você decide num sentido, se não tem prova, você decide em outro. É claro que há uma dimensão política em certos assuntos”

“Portanto a minha visão do direito em geral não é uma visão politizada, é uma visão fundada na integridade, no que é certo, justo e legítimo. É isso que eu acho que o Tribunal deve fazer”, afirmou.

Nos bastidores, a expectativa é de que a PGR apresente ainda nesta semana a primeira denúncia contra Bolsonaro por envolvimento em uma trama golpista após ser derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Caso a acusação seja aceita, os crimes atribuídos ao ex-presidente podem resultar em até 28 anos de prisão. O STF pretende concluir o julgamento de Bolsonaro ainda neste ano para evitar impactos no cenário eleitoral de 2026.

Bolsonaro: OEA garantiu “relatório sincero” sobre Moraes e Brasil | Metrópoles
Jair Bolsonaro (PL): expectativa é que os crimes cometidos pelo ex-presidente possam resultar em até 28 anos de prisão. Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.