SC criará cadastro estadual para mapear pessoas em situação de rua

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se reuniu nesta quarta-feira, 26, com prefeitos para debater a criação de um cadastro estadual para mapear pessoas em situação de rua.

A reunião contou com a presença do presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além dos prefeitos de Blumenau, Egídio Ferrari; de Joinville, Adriano Silva; e de Itajaí, Robison Coelho.

O encontro discutiu soluções para o crescimento do número de pessoas em situação de rua no estado.

A principal medida anunciada foi a criação do cadastro estadual para reunir dados sobre essa população e embasar políticas públicas.

Segundo Jorginho Mello, muitos dados disponíveis atualmente não condizem com a realidade, dificultando a formulação de ações efetivas.

O cadastro estadual centralizado permitirá identificar quantas pessoas estão nessa situação, de onde vêm e quais são suas condições.

A partir dessas informações, Estado e municípios poderão definir estratégias conjuntas para enfrentar o problema.

A Fecam ficará responsável por coordenar um grupo de trabalho que, até 31 de março, deve apresentar ao Governo do Estado propostas objetivas para lidar com a questão.

O primeiro passo será a criação do cadastro estadual, que reunirá informações sobre origem, histórico e qualificação dos indivíduos em situação de rua.

A ideia é permitir um mapeamento detalhado para facilitar ações de assistência e reinserção social.

Além dos prefeitos, a reunião contou com a presença do secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes; do secretário de Segurança Pública, Flávio Graff; da secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont; do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; e da vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos.

Leia também:

  • Projeto aprovado na Câmara de Timbó exige que terceirizadas comprovem idoneidade dos funcionários

A iniciativa reforça a parceria entre governo estadual e municípios na busca por soluções para a população em situação de vulnerabilidade.

Com o cadastro estadual, a expectativa é melhorar a eficiência das políticas públicas e garantir assistência mais adequada às pessoas em situação de rua em Santa Catarina.

O post SC criará cadastro estadual para mapear pessoas em situação de rua apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.