Com aposta no seguro prestamista, 180 Seguros quer triplicar receita em 2025

A 180 Seguros, uma das primeiras seguradoras a já nascer ‘tech’ no país, fechou 2024 comemorando o marco de R$ 100 milhões de receita anual recorrente (ARR, na sigla em inglês), métrica bastante utilizada por empresas de tecnologia, um crescimento de 17 vezes em relação a dezembro de 2023.

Para 2025, a meta é triplicar o faturamento, superando os R$ 300 milhões. A empresa foi autorizada a operar no mercado segurador brasileiro em maio de 2023 pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), quem regula e fiscaliza o setor no país.

O bom desempenho atual está bastante atrelado à sua tecnologia proprietária e ao modelo de ‘embedded insurance’, ou ‘seguro embutido’, conta Mauro Levi D’Ancona, CEO e cofundador da 180 Seguros, em conversa exclusiva com o InfoMoney. Esta é uma modalidade de distribuição realizada por parceiros como varejistas, bancos e fintechs, no qual o seguro é oferecido de maneira integrada à jornada do consumidor dessas empresas, seja junto com a compra de um produto, como um seguro adquirido junto com a compra do celular, ou de um serviço, como na concessão de crédito ou locação de imóveis, por exemplo.

“Criamos uma seguradora do zero, com tecnologia própria e flexível. Nosso objetivo é levar proteção de forma simples e acessível para um mercado ainda pouco explorado no Brasil”, explica Mauro Levi D’Ancona, CEO e cofundador da 180 Seguros.

D’Ancona também destaca o uso intensivo de Inteligência Artificial na empresa, que permite personalizar ofertas, definir precificação dinâmica e fornecer dados em tempo real para os parceiros. Segundo ele, essa abordagem não só melhora a experiência do cliente final, mas também impulsiona as vendas – os parceiros da 180 registraram um aumento médio de 140% na comercialização de seguros. Ele conta que em 2024 foram firmadas mais de 20 parcerias estratégicas. Além disso, as operações de ‘embedded insurance’ da seguradora já somam mais de 230 mil clientes segurados. 

Para o executivo, a origem tecnológica da seguradora e sua capacidade de integração rápida e eficiente são diferenciais para conquistar novos parceiros de negócios como canais para ampliar a distribuição de seguros. “Tivemos um parceiro que solicitou o lançamento de um novo seguro na quarta-feira. Na sexta, tudo estava pronto para a campanha de sábado. Esse dinamismo é impensável no modelo tradicional, que é mais engessado”, afirma D’Ancona.

Ele ressalta ainda a atenção com a experiência do consumidor, em ações como linguagens mais simples para condições gerais da apólice (contrato de seguro) e no uso de IA para auxiliar vendedores e atendentes com informações sobre os produtos em vez de documentos com dezenas de páginas que dificultam a consulta. “Criamos uma IA treinada para responder dúvidas e ajudar na venda em tempo real. O objetivo é eliminar barreiras e tornar o seguro mais acessível”, explica.

Aposta no ‘seguro que cobre dívidas’

Entre os produtos que mais se destacaram em 2024 está o seguro prestamista (cobre o pagamento de uma dívida caso o segurado não consiga). “O prestamista tem um valor muito claro para o parceiro e para o cliente final. Ele evita que uma dívida seja deixada para a família e ainda pode cobrir a perda de renda temporária”, diz o CEO. Segundo dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Vida e Previdência), as seguradoras que operam no ramo registraram alta de 21,3% na arrecadação em 2024 na comparação com o ano anterior.

Para 2025, o prestamista deve continuar em alta com a aposta na demanda que deverá ser incrementada com a proposta do governo para ampliar o crédito consignado para trabalhadores da área privada, a exemplo do que já ocorre no setor público e para os aposentados.

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