Startup blumenauense recebe autorização do Banco Central para operar Pix

Blumenau segue se destacando como polo tecnológico de startups e de cultura inovadora. Conforme o Sebrae Startups Report Santa Catarina 2024, a cidade está em terceiro lugar na concentração de negócios inovadores do Estado, ficando atrás somente de Florianópolis e Joinville. A região do Vale do Itajaí conta atualmente com 169 startups, sendo que 125 delas estão em Blumenau, e continua no radar nas rodadas de investimentos e de aquisições por outras grandes empresas. A inovação também faz parte do DNA da blumenauense Débito Direto, que acaba de dar um importante passo para ampliar e consolidar sua atuação como plataforma com soluções completas para o setor automotivo.  

Com mais de 200 clientes ativos pelo país, ela é a primeira startup blumenauense autorizada pelo Banco Central a operar Pix. Além de concentrar e facilitar o acesso aos dados e débitos veiculares dos sites públicos e órgãos municipais, estaduais e federais, agora permite o pagamento de débitos veiculares pela própria ferramenta pelo modo eletrônico instantâneo. 

Empresas que atuam no setor automotivo e de transportes poderão efetuar pagamentos de débitos veiculares diretamente pela plataforma da Débito Direto. Divulgação

As transações feitas com Pix são o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. De acordo com o Banco Central, 76,4% da população usa esse serviço. Um levantamento feito pela Febraban aponta que, no primeiro semestre de 2024, foram R$ 29 bilhões de transações feitas com Pix, superando todas as outras dos meios de pagamento somadas – cartões de crédito, de débito, pré-pago, boleto, TED e cheque totalizaram juntos R$ 24,2 bilhões. Dada a relevância do Pix como meio de pagamento, a Débito Direto buscou implementar essa alternativa a quem utilizar a sua ferramenta, que é integrada a sistemas por meio de uma API. 

A novidade estará disponível aos clientes da Débito Direto ainda neste semestre. A startup já recebeu a licença do Banco Central e está realizando os procedimentos legais de segurança e homologações com o Banco Central para, então, começar a operar, o que deve ocorrer nos próximos meses. “Esse é um passo muito importante, porque vai ao encontro de todo o nosso planejamento estratégico, que é oferecer um ecossistema completo de soluções para o setor automotivo”, comenta Arthur Schneider, diretor comercial da Débito Direto. 

Dessa forma, com a plataforma da Débito Direto é possível fazer consultas (dados da CNH, ANTT/RNTRC, frotas e Fipe), organizar débitos e efetuar o pagamento num só lugar e, agora com mais uma facilidade, que é a integração de pagamento via Pix. “Nossa solução é focada na gestão de dados e débitos veiculares e gestão financeira com a automação de pagamento, oferecendo economia de tempo para quem atua nessas frentes e promovendo maior eficiência, uma vez que essas informações ficam todas concentradas e registradas num mesmo lugar”, explica o CEO da Débito Direto, Bruno Grahl. Com essa nova modalidade, a Débito Direto espera aumentar a base de clientes tornar a solução mais robusta com mais funcionalidades e comodidade aos usuários.  

O conteúdo Startup blumenauense recebe autorização do Banco Central para operar Pix aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.