Série “OFiC nas Igrejas” apresenta a Sinfonia Pastoral de Beethoven no Ribeirão da Ilha

Concerto traz rara versão para sexteto de cordas da obra-prima de Beethoven, explorando novas nuances da sinfonia no próximo dia 27 de fevereiro; a entrada é gratuita 

Palhoça, fevereiro de 2025 — A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), realizará o concerto Série “OFiC nas Igrejas” no dia 27 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. O programa contará com a execução da Sinfonia nº 6 em Fá Maior, Op. 68, a famosa “Pastoral” de Ludwig van Beethoven, em uma rara versão para sexteto de cordas, transcrita por Michael Gotthard Fischer. A apresentação tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

Formado por Daniel Rodrigues e Natália Oliveira (violinos), Neemias Camargo e Bárbara Souza (violas), e Matheus Posso e Marthin Goiano (violoncelos), o sexteto promete trazer uma nova perspectiva a essa obra-prima do compositor alemão, sem perder a força e o brilhantismo da narrativa musical da peça original. 

A “Sinfonia Pastoral” foi composta em 1808 e é considerada uma precursora da música programática, com seus cinco movimentos evocando cenas da vida campestre. Beethoven, no entanto, enfatizava que a obra deveria ser encarada não como um retrato sonoro literal, mas como uma expressão dos sentimentos vivenciados em ambientes rurais. 

“O desafio e a beleza desta versão para sexteto de cordas estão em preservar a grandiosidade e a essência poética da obra em uma formação reduzida. Até por isso, o concerto promete uma experiência única, que revela as múltiplas camadas da engenhosidade de Beethoven.” explica Pablo Rossi, Diretor Artístico da OFiC. 

O concerto integra a programação cultural da OFiC, que busca democratizar a música de concerto e aproximar a comunidade dos grandes mestres da música erudita. O evento conta com o patrocínio de Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob e Duas Rodas, além da Multilog como apoio cultural, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional da Fundação Galeto’s, Hurbana e Central Floripa.

Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)

Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso. 

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza  a prática de música de câmara, com programas  musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos. 

Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, que envolvem nossa plateia e convidam os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico. 

O post Série “OFiC nas Igrejas” apresenta a Sinfonia Pastoral de Beethoven no Ribeirão da Ilha apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.